Cidade
Setembro é marcado por ações de prevenção ao suicídio
As ações foram realizadas através de conversas na sala de espera da UBS São Vicente de Paulo com pacientes que aguardavam atendimento.
Neste mês de setembro, ocorreu a Campanha do Setembro Amarelo onde, a cor faz alusão a prevenção do suicídio, destacando atenção para a temática, que tem ganho espaço na saúde pública nos últimos anos.
A Unidade Básica de Saúde (UBS) São Vicente de Paulo abordou o tema, em conjunto à acadêmica de psicologia da URI, Marcine Varotto. As ações foram realizadas através de conversas na sala de espera da UBS com pacientes que aguardavam atendimento.
A atividade foi realizada três vezes por semana, durante todo o mês de setembro, através de discussões sobre a prevenção, dados e fatores de proteção (suporte social, familiar e acesso a recursos de saúde mental).
Na iniciativa foram entregues materiais explicativos com informações relacionadas à rede de saúde mental do município.
A rede oferta apoio e orientações à população como Ambulatório de Saúde Mental, além das UBS’s, dos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), do Centro de Psicologia Aplicada (CPA) da URI e do Centro de Valorização da Vida, que atende pelo telefone 188.