Cidade
Setor agrícola de Machadinho terá investimentos em irrigação
O prazo para agricultores locais manifestarem interesse é até sexta-feira, dia 25 de fevereiro.
O governo de Machadinho, através da secretaria municipal de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente em parceria com o escritório local da Emater viabiliza aos agricultores locais a adesão ao Programa Avançar – Estratégico Irriga + Rio Grande do Sul, com investimentos em microaçudes.
A proposta do programa é aumentar a área irrigada no Estado, visto as estiagens e seca que vem trazendo prejuízos ao setor agrícola. De modo geral o programa Irriga + RS possibilitará a construção, ampliação e melhoramento dos sistemas de irrigação, além de estimular o armazenamento de água para irrigação.
O engenheiro agrônomo da Emater/Ascar Bruno Menegussi destaca que a iniciativa chega em um momento oportuno, visto a estiagem que atinge o município. “O foco do programa é para irrigação e os investimentos serão a fundo perdido, ou seja, não será exigida as contrapartidas financeiras", ressaltou ele.
O serviço agrícola local tem trabalhado intensamente para organizar a adesão dos agricultores. Lucas Grasman, técnico agrícola, menciona que o período para inscrição é curto e por isso o agricultor deve procurar a secretaria o mais breve possível. “Temos que fazer o levantamento dos locais, questões técnicas e ambientais para analisar o enquadramento” disse Lucas.
Dúvidas e esclarecimentos podem ser feitos na secretaria de Agricultura e Emater, assim como a efetivação das inscrições. O prazo para manifestar interesse é até sexta-feira, dia 25 de fevereiro.