Cidade
Severiano de Almeida está entre os municípios brasileiros mais transparentes em dados públicos enviados ao Tesouro Nacional
Relatório coloca município na 23ª colocação no País, sendo o 14º no Estado
O Tesouro Nacional da União divulgou nesta semana o Ranking Municipal - Resultados do Ranking Municipal BSPN (Balanço do Setor Público Nacional).
Severiano de Almeida, cidade ao norte do Rio Grande do Sul, aparece na 23ª colocação em nível nacional, sendo a 14ª no Estado.
Aliás, o Rio Grande do Sul tem 14 municípios entre os 25 primeiros colocados no Ranking, que compara o desempenho de todos os municípios brasileiros. Por meio dele, é possível verificar o desempenho das cidades brasileiras na aplicação dos conceitos contábeis e fiscais no envio de dados para o Tesouro Nacional, permitindo maior transparência e confiabilidade em relação aos dados.
No gráfico divulgado, pode-se analisar um resumo do desempenho de cada município com o percentual de acertos em cada uma das dimensões, além do Indicador da Qualidade Contábil e Fiscal no Siconfi (ICF).
Das quatro análises propostas, Severiano de Almeida teve mais de 98% de transparência em duas e 100% e outras duas.
“Trabalhamos para que nosso município possa se desenvolver, gerar maior qualidade de vida a nossa população e a quem investe aqui. Somos sabedores da importância dos recursos públicos para tudo isso, então saber usar com sabedoria permite que consigamos avançar”, celebrou o prefeito, Milto Vendruscolo.
A Administração Municipal também ressalta a importância dos servidores do município, que tem grande parcela na conquista.
Mais conquistas
Vale ressaltar que Severiano de Almeida foi anunciada como a principal cidade brasileira em pesquisa realizada pela Austin Rating e publicada pela revista IstoÉ, um dos principais periódicos do País, em indicadores de responsabilidade social, no ano de 2022.
O estudo fez parte do anuário “As Melhores Cidades do Brasil 2022”, publicado no último ano e colocou Severiano de Almeida como campeã do seu porte no subgrupo “Responsabilidade Social”. A “Nova Itália do Alto Uruguai” liderou na categoria Cidades de Pequeno Porte e também no geral, a frente de mais de 5 mil municípios brasileiros.