Cidade

Severiano de Almeida fomenta adesão ao Susaf

A adesão ao Susaf visa ampliar os limites de comercialização das agroindústrias de origem animal bem como fomentar o desenvolvimento local e regional.

Por Terezinha Vilk/Emater/RS Publicado em 07/04/2021 16:43 - Atualizado em 03/06/2024 09:51

Extensionistas rurais da Emater/RS-Ascar, da prefeitura e do Poder Legislativo de Severiano de Almeida, estiveram reunidos, na terça-feira (06/04), no Escritório Municipal da Emater/RS-Ascar de Severiano de Almeida. No encontro foi avaliando a possibilidade de adesão do Sistema de Inspeção Municipal (SIM) ao Serviço Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar, Artesanal e de Pequeno Porte (Susaf). Participaram da reunião os extensionistas rurais engenheiros agrônomos Genuir Luis Denega, Carlos Alberto Angonese, e o técnico Clecir Miguel Nonemacher, os vereadores Celito Bolzan e Camila Parcianello e médica veterinária Eloise Parise, do Serviço de Inspeção Municipal (SIM) de Severiano de Almeida.

A adesão ao Susaf visa ampliar os limites de comercialização das agroindústrias de origem animal bem como fomentar o desenvolvimento local e regional através dos ciclos econômicos curtos permitindo assim uma melhor capacidade de comercialização e previsibilidade de renda e crescimento dos produtores envolvidos com a atividade de agroindustrial de origem animal do município.

Durante a reunião foram discutidos os procedimentos como a documentação necessária para adesão ao Susaf, bem como responsabilidade de cada uma das entidades envolvidas no processo. Também foi discutido a possibilidade de, no futuro, o município de Severiano de Almeida contar com um programa de incentivo na criação e desenvolvimento de novas agroindústrias. Desta forma, a prefeitura poderia oferecer incentivos na instalação de novos empreendimentos como forma de resgatar e fortalecer o desenvolvimento da comunidade agregando expertises locais através dos seus habitantes, da sua cultura e do seu conhecimento.

O município de Severiano de Almeida conta com seis agroindústrias incluídas no Programa Estadual da Agroindústria Familiar (Peaf), sendo três de origem animal e três de origem vegetal. A Emater/RS-Ascar, vinculada à Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr), é executora desta política pública destinada às agroindústrias.

Conteúdo relacionado

Termos relacionados