Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Divulgação
Cidade

Severiano de Almeida fomenta adesão ao Susaf

A adesão ao Susaf visa ampliar os limites de comercialização das agroindústrias de origem animal bem como fomentar o desenvolvimento local e regional.

Terezinha Vilk/Emater/RS
por  Terezinha Vilk/Emater/RS
07/04/2021 16:43 – atualizado há 3 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

Extensionistas rurais da Emater/RS-Ascar, da prefeitura e do Poder Legislativo de Severiano de Almeida, estiveram reunidos, na terça-feira (06/04), no Escritório Municipal da Emater/RS-Ascar de Severiano de Almeida. No encontro foi avaliando a possibilidade de adesão do Sistema de Inspeção Municipal (SIM) ao Serviço Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar, Artesanal e de Pequeno Porte (Susaf). Participaram da reunião os extensionistas rurais engenheiros agrônomos Genuir Luis Denega, Carlos Alberto Angonese, e o técnico Clecir Miguel Nonemacher, os vereadores Celito Bolzan e Camila Parcianello e médica veterinária Eloise Parise, do Serviço de Inspeção Municipal (SIM) de Severiano de Almeida.

A adesão ao Susaf visa ampliar os limites de comercialização das agroindústrias de origem animal bem como fomentar o desenvolvimento local e regional através dos ciclos econômicos curtos permitindo assim uma melhor capacidade de comercialização e previsibilidade de renda e crescimento dos produtores envolvidos com a atividade de agroindustrial de origem animal do município.

Durante a reunião foram discutidos os procedimentos como a documentação necessária para adesão ao Susaf, bem como responsabilidade de cada uma das entidades envolvidas no processo. Também foi discutido a possibilidade de, no futuro, o município de Severiano de Almeida contar com um programa de incentivo na criação e desenvolvimento de novas agroindústrias. Desta forma, a prefeitura poderia oferecer incentivos na instalação de novos empreendimentos como forma de resgatar e fortalecer o desenvolvimento da comunidade agregando expertises locais através dos seus habitantes, da sua cultura e do seu conhecimento.

O município de Severiano de Almeida conta com seis agroindústrias incluídas no Programa Estadual da Agroindústria Familiar (Peaf), sendo três de origem animal e três de origem vegetal. A Emater/RS-Ascar, vinculada à Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr), é executora desta política pública destinada às agroindústrias.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE