TEMPO

Sexta-feira terá avanço da chuva e queda nas temperaturas

As precipitações se concentram na Metade Norte, com risco de temporais isolados e com acumulados oscilando entre 50 e 100 mm em poucas horas. Há risco de rajadas de vento, raios e até granizo.

Por Correio do Povo/Metsul Publicado em 22/08/2024 21:27 - Atualizado em 22/08/2024 21:34

A frente fria, que trouxe chuva, alagamentos pontuais e destelhou casas em Encruzilhada do Sul nesta quinta-feira, seguirá impactando o clima durante a sexta-feira em todo o Estado. Agora, as precipitações se concentram na Metade Norte, com risco de temporais isolados e com acumulados oscilando entre 50 e 100 mm em poucas horas. Há risco de rajadas de vento, raios e até granizo.

Uma massa de ar polar avança pela Argentina e começa a derrubar a temperatura no Sul e Oeste do território gaúcho. Municípios dessas regiões devem registrar uma sexta com sol e nuvens e mínimas entre 6 e 8°C. A tarde será fria com máximas que em muitas regiões não chegam a 15°C.

Região Norte: a sexta-feira será de tempo chuvoso, com possibilidade de garoa à noite. Em Erechim, os termômetros variam de 9°C a 16°C.

No fim de semana o destaque é a previsão de frio intenso que irá tomar conta de todo o Rio Grande do Sul. As manhãs mais frias desta onda polar deverão ser as de segunda e terça. Com o perfil mais seco da atmosfera, existe possibilidade de formação de geada em algumas regiões.

Por outro lado, os dias mais gelados, com sensação de frio mais forte, tendem a ser os do fim de semana por conta da umidade e da baixa temperatura durante todo o sábado e domingo. A umidade junto com o frio mantém as condições para neve e/ou chuva congelada nos pontos de maior altitude do Estado, especialmente no domingo. O ar polar perderá força na segunda metade da semana que vem.