Agro
Sindicato Rural: Encontro de Mães aborda questões de bem-estar e do sistema sindical
Pelo segundo ano consecutivo o Sindicato Rural de Erechim promoveu o Encontro de Mães. Edição de 2024, aconteceu na noite desta quarta-feira, dia 15 de maio
Pelo segundo ano consecutivo o Sindicato Rural de Erechim promoveu o Encontro de Mães – Edição 2024, na noite desta quarta-feira, dia 15 de maio. O evento teve como objetivo reunir mães e mulheres ligadas à agropecuária e à cadeia produtiva do agronegócio. As participantes foram recepcionadas no Auditório João Picoli, na sede da entidade.
O representante do Sindicato junto à Farsul, o suinocultor Valdecir Folador, deu as boas-vindas às mulheres, reforçando que a atual diretoria – presidida pelo pecuarista de leite Allan André Tormen –, tem um olhar especial na inserção e valorização da ala feminina na entidade, algo que também tem sido defendido por meio da Federação da Agricultura do Rio Grande do Sul.
Uma das explanações abordou o papel das mães e mulheres em liderar ações que façam a diferença na vida das pessoas, tanto em nível pessoal, como nos negócios e nas organizações representativas. A instrutora do Senar/RS Tatiane Kominkiewicz Plucinski reforçou a necessidade de chamar para si a responsabilidade de executar determinadas ações em prol do próprio bem-estar; e de como isso impacta na vida social das pessoas. Segundo ela, são esses detalhes que geram sensação de autorrealização.
Também participou do evento a diretoria de Comunicação da Associação De Olho no Material Escolar, Michele Birck, de Não-Me-Toque/RS. Ela compartilhou com as mulheres um pouco sobre o trabalho desenvolvido pela instituição, cujo objetivo é buscar a atualização do material didático brasileiro com dados científicos, públicos e atualizados sobre o agronegócio.
Michele, que é professora por formação e produtora rural, pontuou alguns aspectos que têm chamado atenção nos materiais escolares através de estudos contratados por meio da associação, em especial informações desatualizadas em relação à agricultura, à pecuária e outros aspectos que permeiam esses setores. Ela reforçou o convite para que mães agricultoras também possam apoiar esta iniciativa.
Para finalizar, mais uma convidada foi a presidente do Sindicato Rural de Não-Me-Toque, Teodora Berta Souilljee Lütkemeyer. Ela coordena a Comissão das Mulheres do Agro da Farsul e representa o Rio Grande do Sul junto à Comissão Nacional das Mulheres da CNA; e está como diretora institucional da Associação De Olho no Material Escolar.
A principal mensagem direcionada às mulheres participantes envolveu o trabalho das comissões por meio dos Sindicatos Rurais, que tem como intuito trabalhar alguns eixos, como o fortalecimento da comissão estadual, sustentabilidade sindical, ações para educação, apoio e orientação às comissões sindicais. “Está lançado o convite para que Erechim também tenha a comissão de mulheres dentro do sindicato. Daremos todo o apoio para promover ações e definir o que é prioridade para esta entidade e região”, pontuou a representante.
Foram patrocinadores deste encontro a cooperativa Cresol, Futura Insumos e SLC Agrícola – Concessionária John Deere. Ainda apoiaram o evento a Paludo Agronegócios, Barão Ervas e Chás, Sicredi Uniestados, Sicoob Crediauc, Banrisul, Avatim, Dr. Silvio Comannduli – Cirurgião-Dentista, Clau Perfumes, URI – Campus de Erechim, Oral Brasil Implantes, a instrutora Estelamaris Barbosa Sandri, além da Floricultura Dagostini.