Sine Erechim promove ação para inclusão de migrantes no mercado de trabalho
Com apoio de empresas e da prefeitura, iniciativa oferece cerca de 200 vagas e serviços de orientação entre os dias 24 e 27 de junho.
A agência da Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social (FGTAS/Sine) de Erechim está com 463 vagas de emprego abertas para candidatura. Além disso, entre os dias 24 e 27 de junho, realiza uma ação especial voltada à inclusão de migrantes e refugiados no mercado de trabalho.

Inclusão e dignidade
Durante a Ação Migrante, oito empresas estão ofertando cerca de 200 oportunidades de emprego, além de realizarem entrevistas diretamente no local. A equipe do Sine também está oferecendo orientações sobre a carteira de trabalho digital, cadastro no sistema de vagas e demais serviços de apoio ao trabalhador.
Segundo a coordenadora do Sine Erechim, Andressa Battisti, a ação foi ampliada por quatro dias na cidade devido à grande adesão local. “Essa é uma iniciativa da FGTAS/Sine em todo o estado, marcada oficialmente para o dia 27 de junho. Em Erechim, como contamos com oito empresas e um número expressivo de vagas, estendemos a ação para gerar mais inclusão, mais oportunidades e mais dignidade”, explica.
Apoio institucional
A ação tem parceria da Prefeitura de Erechim, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Turismo, que auxilia no contato com empresas participantes, e da Secretaria Municipal de Assistência Social, responsável pela interlocução com os grupos de migrantes e refugiados no município.
A iniciativa reforça o papel do Sine Erechim como agente de conexão entre empresas e trabalhadores, promovendo cidadania e inclusão por meio do trabalho.

Localizada na Rua Itália, 299 – Centro, a agência oferece serviços como intermediação de vagas, encaminhamento ao seguro-desemprego, emissão da carteira de trabalho digital e carteira do artesão. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, sem fechar ao meio-dia.
Fotos: Alderi Bertuzzi – Comunicação PME