Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Cidade

Sistema Municipal de Cultura em debate na 4ª Conferência Municipal de Cultura de Erechim

O tema desta edição, "Sistema Municipal de Cultura: Um novo tempo!", foi apresentado e discutido com os participantes, na manhã desta quarta-feira (22).

Assessoria Prefeitura de Erechim
por  Assessoria Prefeitura de Erechim
22/09/2021 15:51 – atualizado há 2 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

O Conselho Municipal de Políticas Culturais (CMPC) e a Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo realizaram na manhã desta quarta-feira (22), a 4ª Conferência Municipal de Cultura de Erechim.

A abertura das atividades contou com a presença do secretário Geral de Governo, Edgar Marmentini, da presidente da Câmara de Vereadores, vereadora Ana Oliveira, do secretário de Cultura, Esporte e Turismo, Neidmar Alves e da presidente do CMPC, Ana Mikulski. No plenário, estiveram presentes também atuais conselheiros e interessados em fazer parte do conselho.

"Erechim é um polo de cultura. Erechim respira cultura. Temos diferentes etnias, grupos que estamos muito bem representados", exaltou a presidente do CMPC, Ana Mikulski.

O tema desta edição, "Sistema Municipal de Cultura: Um novo tempo!", foi apresentado e discutido com os participantes. A conferência também foi transmitida ao vivo pelo Youtube da TV Câmara Erechim.

"É um momento democrático e especial porque discute um sistema de cultura que estamos implantando, e isto compreende a busca de ações para desenvolvermos e incentivarmos todos atores da cultura do município", destacou a presidente da Câmara de Vereadores, vereadora Ana Oliveira.

Também fez parte da conferência, a eleição dos novos Conselheiros do CMPC, representantes dos Segmentos Culturais, que são: Audiovisual e Arte Digital; Música; Artes Cênicas - Teatro e Dança; Artes Visuais e Artesanato; Cultura Popular; Livro e Literatura; Movimento de Identidade e Gênero; Tradição e Folclore; Etnias; Ciências Humanas; Indústria e Comércio e Serviço. Como alguns segmentos não apresentaram representantes presenciais, a conclusão do processo eleitoral se dará na reunião ordinária que será convocada posteriormente, com o parecer jurídico de questões levantadas no encontro, devido a alterações de legislação do CMPC em 2018.

"Somos parceiros da sociedade na construção dos processos e no fomento as manifestações culturais. Assumimos a responsabilidade de garantia de acesso democrático a cultura, e ao mesmo tempo, assegurando que não tenham nenhum tipo de tutela e dirigismo de qualquer natura sobre a produção cultural autônoma e criativa", pontuou o secretário de Cultura, Esporte e Turismo, Neidmar Alves.


O CMPC é o principal espaço de participação social no Sistema Municipal de Cultura, atuando na elaboração, execução, fiscalização e avaliação das políticas públicas de cultura.

"A nossa cidade sempre foi muito viva e atuante na pauta da cultura, mas com o Sistema Municipal de Cultural, com o FAACE, nós mudamos de status e conseguimos e estamos construindo politicas públicas focadas na área da cultura, mais aprofundadas, com mais importância e focadas naquilo que a comunidade espera de uma gestão pública", finaliza o secretário Geral de Governo, Edgar Marmentini.

Outras informações na Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo que fica na Av. Pedro Pinto de Souza, 100 ou pelo telefone (54) 3520-7006 e WhatsApp (54) 99150-7549.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE