Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Economia

Site Peça Legal completa um semestre com aumento de 20% na comercialização de peças usadas de veículos

Em números absolutos, isso significa que, enquanto no mesmo período de 2020 foram vendidas 697,5 mil peças, nos mesmos seis meses de 2021 o total chegou a 838 mil.

Ascom DetranRS
por  Ascom DetranRS
06/07/2021 21:52 – atualizado há 2 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

O site Peça Legal (www.detran.rs.gov.br/pecalegal), iniciativa do DetranRS para facilitar a busca do cidadão por peças usadas de veículos com garantia de legalidade e selo de segurança, completa seis meses com indicativos expressivos: a comercialização de peças nos Centros de Desmanche de Veículos (CDVs), que são as empresas credenciadas pelo DetranRS para atuar no ramo, aumentou 20% em relação ao mesmo período do ano passado. Em números absolutos, isso significa que, enquanto nesse mesmo período de 2020 foram vendidas 697,5 mil peças, nos mesmos seis meses de 2021 o total chegou a 838 mil.

Todas as mais de 8 milhões de peças à disposição nos 427 CDVs gaúchos encontram-se cadastradas na página e podem ser localizadas por meio de uma busca simples e intuitiva, em que é possível filtrar o modelo e o ano do veículo e procurar o estabelecimento que disponha da peça procurada. Depois, basta entrar em contato com o CDV que dispõe do item para efetivar a compra. Todo o estoque é controlado por um sistema informatizado, que vincula a peça a um veículo específico registrado em nota fiscal.

O diretor-geral do DetranRS, Enio Bacci, celebra o sucesso da iniciativa: “Além de garantir ao cidadão um produto de qualidade, que respeita critérios técnicos, de segurança e ambientais, o sistema tem contribuído de forma eficaz contra o furto e roubo de veículos, inibindo a receptação e trazendo empresas para a legalidade”.

Operação Desmanche

O DetranRS faz parte da Operação Desmanche, capitaneada pela Secretaria da Segurança Pública, e que desde 2016 vem atuando firmemente no combate à receptação e ao desmonte de veículos roubados, impedindo que estabelecimentos irregulares que vendem peças sem origem identificada continuem em funcionamento.

Até hoje, a ofensiva já visitou 57 municípios, realizou 73 prisões, interditou 145 estabelecimentos e apreendeu 7,4 mil toneladas de peças automotivas sem procedência. A força-tarefa é uma das principais políticas públicas para enfrentar o roubo e furto de veículos. O número de ocorrências de roubo de veículos, que em maio do ano passado foi de 719, caiu 47,1%, para 380 registros. É o menor total para o período em toda a série histórica, iniciada em 2002, e apenas quatro casos a mais que a marca mais baixa já verificada no intervalo de um mês desde o início da contabilização.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE