Tech
Sites do governo gaúcho sofrem ataque cibernético e estão fora do ar
Secretário garante retomada dos sites do governo do RS até o final do dia
Os sites do governo do Rio Grande do Sul estão fora do ar desde a madrugada desta terça-feira (8) após um ataque cibernético. Os painéis de controle de mortes e casos por Covid-19 e da vacinação contra a doença seguem no ar.
Em nota, o Palácio Piratini informou que "houve um acesso indevido em alguns sites do governo do Estado do RS" e que todas as providências já foram tomadas.
Tanto o site principal do governo estadual, quanto os sites individuais de cada secretária não estão funcionando. Em nota, o governo confirmou que alguns serviços foram afetados, porém não especificou quais.
Nota do Governo do RS
Nesta madrugada houve um acesso indevido em alguns sites do governo do Estado do RS. Ainda durante a madrugada, a Procergs, por meio de suas monitorias ativas, identificou e bloqueou esta iniciativa. Todas as providências para sanar essa situação já foram tomadas. O evento se deu em um ambiente restrito e sem vazamento de dados. Todos os cuidados estão sendo tomados para retorno dos serviços afetados com a maior brevidade possível.
Secretário garante retomada dos sites do governo do RS até o final do dia
O secretário de Planejamento e Gestão, Cláudio Gastal, disse que os sites deverão voltar à normalidade até o final do dia. Ele afirmou ainda que a prioridade do momento é realizar todos os testes necessários para que as 18 páginas invadidas possam retornar a funcionar de forma integral e segura. Após, a Procergs deve iniciar o processo de rastreamento para identificar a origem do ataque ou uma possível falha de segurança.