Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Clima

Sobe para 5.106 o número de pessoas fora de casa no Estado

São Jerônimo segue sendo a cidade mais afetada com 1.215 pessoas desabrigadas ou desalojadas

GZH
por  GZH
11/07/2020 13:16 – atualizado há 3 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

O número de pessoas que estão fora de casa no Rio Grande do Sul em razão das cheias aumentou na manhã deste sábado. Agora, são 5.106 moradores que ainda não conseguiram retornar para seus lares, de acordo com o boletim da Defesa Civil gaúcha divulgado na manhã deste sábado (11). A contagem anterior, trazia o total de 3.850 atingidos.

Além disso, subiu de 29 para 30 o número de municípios com algum dano em função da elevação dos níveis dos rios. Ingressou na lista a cidade de Eldorado do Sul que tem 82 desabrigados e 143 desalojados. Nesta localidade, os bairros Vila da Paz, Cidade Verde, Chácara e algumas localidades da zona rural foram os mais atingidos pela cheia do Jacuí.

São Jerônimo segue sendo a cidade mais afetada. Lá, 1.215 pessoas dos bairros São Francisco, Princesa Isabel, Lindos Ares e Centro estão desabrigadas ou desalojadas. Na sequência, aparece Roca Sales com 1.045 pessoas afetadas. Os desabrigados estão no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) do município, e os desalojadas estão em casas de amigos e familiares. Outro destaque fica para Lajeado, onde 700 pessoas foram atingidas. Entre elas, 48 famílias foram removidas para o Parque do Imigrante.

Moradores da região das ilhas, em Porto Alegre, sofrem com altas do Jacuí e do Guaíba, e famílias foram retiradas de casa Félix Zucco / Agencia RBS

Em boletim divulgado na manhã de hoje, a Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema), informou que as bacias do Gravataí e do Sinos devem seguir em elevação nos próximos dias. Outro ponto de preocupação é o nível do Jacuí e também do Guaíba, que, apesar do vento nordeste, ainda seguem em elevação, levando, inclusive, à remoção de famílias na região das ilhas. A pasta emitiu ainda condição de alerta para o rio Uruguai.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE