Rio Grande do Sul
Sol predomina no RS neste sábado
Primeira metade do dia ainda tem maior nebulosidade e chance de precipitação leve no Nordeste, no Norte do estado, e região metropolitana.
O sol aparece de manhã na maioria das regiões gaúchas neste sábado, mas a primeira metade do dia ainda tem maior nebulosidade e chance de precipitação leve no Nordeste e no Norte do estado, incluindo a área metropolitana. No decorrer do dia, ar seco e frio de alta pressão avança e, à tarde, o céu estará claro.
O dia começa frio com as menores mínimas junto à fronteira com o Uruguai, onde pode ter geada isolada. A tarde, por sua vez, será amena. Volta a fazer frio á noite. Ciclone na costa argentina traz tempo por vezes ventoso no Sul e no Leste gaúcho com rajadas acima de 70 km/h na área do Chuí.
As mínimas rondam os 4ºC em Santana do Livramento e os 6ºC em São José dos Ausentes. As máximas, por sua vez, podem chegar a 20ºC em Uruguaiana e 21ºC em Torres.
Região Norte: o fim de semana começa com tempo instável, com pancadas de chuva ao longo de sábado, mas no domingo sol entre nuvens vai predominar. Erechim: pancadas de chuva durante o dia. Mínima de 7°C e máxima de 14°C.
Ciclone bomba se formará este sábado no Atlântico Sul, com a intensificação muito rápida de uma área de baixa pressão. Ciclones são absolutamente normais e frequentes no Atlântico Sul e alguns passam por rápida intensificação, se tornando bombas meteorológicas.
Os impactos mais fortes deste ciclone extratropical devem ser sentidos na costa atlântica da província de Buenos Aires e no Sul do Uruguai, que terão um fim de semana bastante ventoso. As rajadas ficarão perto de 100 km/h.
Como o ciclone vai estar muito ao Sul, desta vez o RS escapa do pior. Os efeitos em termos de vento não devem ser significativos. Litoral Sul, especialmente entre o Chuí e Rio Grande, deve ter as rajadas fortes, em média de 50 km/h a 70 km/h, mas isoladamente superiores. Mais ao Norte, pela maior distância do campo de vento intenso, não são esperadas rajadas de vento forte.