Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Pixabay
Segurança

STF determina bloqueio do Telegram no Brasil

Ministro Alexandre de Moraes atendeu a um pedido da PF e intimou o presidente da Anatel para que ‘adote imediatamente todas as providências necessárias’

InfoMoney
por  InfoMoney
18/03/2022 16:26 – atualizado há 1 ano
Continua depois da publicidadePublicidade

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), acolheu um pedido da Polícia Federal (PF) e determinou o bloqueio do aplicativo de mensagens Telegram em todo o Brasil.

“Determino a suspensão completa e integral do funcionamento do Telegram no Brasil”, escreveu Moraes em sua decisão. Segundo o ministro, o bloqueio total “permanecerá até o efetivo cumprimento das decisões judiciais anteriormente emanadas, inclusive com o pagamento das multas”.

Ele também aumentou uma multa aplicada ao Telegram em um decisão anterior para R$ 500 mil por dia e decidiu que pessoas e empresas “que incorrerem em condutas no sentido de utilização de subterfúgios tecnológicos para continuidade das comunicações ocorridas pelo Telegram” estarão sujeitas a sanções civis e criminais e a multa diária de R$ 100 mil.

A PF afirmou ao Supremo que “o aplicativo Telegram é notoriamente conhecido por sua postura de não cooperar com autoridades judiciais e policiais de diversos países, inclusive colocando essa atitude não colaborativa como uma vantagem em relação a outros aplicativos de comunicação, o que o torna um terreno livre para proliferação de diversos conteúdos, inclusive com repercussão na área criminal”.

Anatel e empresas intimadas

O ministro determinou ainda que o presidente da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações), Wilson Diniz Wellisch, seja intimado “pessoal e imediatamente” para que “adote imediatamente todas as providências necessárias para a efetivação da medida” e responda ao STF em no máximo 24 horas.

  • Moraes também ordenou que plataformas digitais e provedores de internet “insiram obstáculos tecnológicos capazes de inviabilizar a utilização do aplicativo Telegram” no Brasil. Ele determinou que sejam intimadas, para o cumprimento da decisão em até 5 dias:

    As empresas Apple e Google no Brasil, para que inviabilizem a utilização do Telegram nos sistemas iOS e Android e retirem o aplicativo de mensagens da Apple Store e Google Play Store;
  • As empresas provedoras de serviço de internet, como Algar Telecom, Oi, Sky, TIM Live, Vivo, NET Virtua, GVT etc., “na figura de seus presidentes”;
  • As empresas que administram serviço móvel pessoal e serviço telefônico fixo comutado;
  • As empresas que administram serviços de acesso a backbones no Brasil.

"Total desprezo à Justiça"

O ministro do STF afirmou em sua decisão, proferida na quinta-feira (17), que “a plataforma Telegram, em todas essas oportunidades, deixou de atender ao comando judicial, em total desprezo à Justiça brasileira” e que o desrespeito é “completamente incompatível com a ordem constitucional vigente”.

“Dessa maneira, estão presentes os requisitos necessários para a decretação da suspensão temporária das atividades do Telegram, até que haja o efetivo e integral cumprimento das decisões judiciais”, afirmou Moraes.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE