Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Economia

Subsídio de 100% do programa Troca-troca para safra e safrinha 2021/2022 entra em vigor

Serão beneficiados com essa ação 48 mil produtores de 391 municípios gaúchos que receberam sementes do programa por meio de 491 entidades, entre prefeituras, sindicatos e cooperativas.

Ascom Seapdr
por  Ascom Seapdr
18/04/2022 11:25 – atualizado há 2 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

Anunciada no início do ano, a concessão do aumento de subsídio para produtores beneficiados pelo programa Troca-Troca de Sementes de Milho e Sorgo foi publicada no Diário Oficial. Para possibilitar esse auxílio, o Estado investirá R$ 17,5 milhões.

A resolução detalha o aumento no subsídio de 28% para 100% para todos os agricultores e entidades do Estado que receberam sementes do programa nas etapas de safra e safrinha 2021/2022. Com esse benefício, os produtores não precisam mais fazer o pagamento da parcela que iria vencer em 30 de abril, relacionada às sementes entregues para cultivo da safra, e da parcela de 20 de junho, relacionada às sementes entregues para cultivo da safrinha.

Serão beneficiados com essa ação 48 mil produtores de 391 municípios do Rio Grande do Sul que receberam sementes do programa por meio de 491 entidades, entre prefeituras, sindicatos e cooperativas.

“A medida operacionalizada pela Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural tem como objetivo minimizar os impactos causados aos produtores gaúchos pela grave estiagem que assolou o Estado nesta safra verão 2021/2022”, afirma Jonas Wesz, coordenador do programa Troca-troca de Sementes.

136,5 mil sacas de sementes

O programa Troca-troca de Sementes, da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr), promove o fomento ao cultivo de milho e sorgo no Estado.

Tem o objetivo de oferecer sementes de milho (híbridos convencionais e transgênicos) e sorgo destinadas à produção de grãos e/ou silagem para agricultores familiares. As entidades intermedeiam a operacionalização do programa em cada município.

Neste último ano safra foram entregues 136,5 mil sacas de sementes de milho e sorgo para os cultivos na etapa safra e safrinha 2021/2022.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE