Sucessão familiar e gestão profissional pautam painel da Semana Acadêmica de Administração da URI

Empresários convidados compartilharam experiências sobre gestão, conflitos internos, inovação e o desafio de preparar sucessores nas empresas familiares.

Por Redação/Ascom URI Publicado em 04/09/2025 11:34 - Atualizado em 04/09/2025 11:37

Dando continuidade à programação da 53ª Semana Acadêmica de Administração da URI Erechim, um painel empresarial sobre sucessão familiar foi realizado na quarta-feira (3), no auditório da universidade. Mediado pelo professor Júnior Luiz de Souza, o encontro reuniu empresários que compartilharam suas experiências com a gestão e a continuidade de empresas familiares.

Participaram do painel Fábio e João Gabriel Vendruscolo, da V-Graf; Márcia Barbieri e Lucas Broch, da Agros Consultoria e Grupo Agros; e Luciano Bettio e Augusto Detoni Bettio, da Bem Estar Móveis e De Bett Persianas e Cortinas. Os convidados destacaram os desafios e estratégias para manter negócios familiares saudáveis e sustentáveis ao longo das gerações.

Foi ressaltado que cerca de 80% das empresas brasileiras são familiares e responsáveis por 65% dos empregos no país, mas apenas 12% chegam à terceira geração. Márcia Barbieri destacou que, muitas vezes, os conflitos internos superam os desafios do mercado: “O problema geralmente está dentro da própria família”.

A importância da organização interna e da separação entre os papéis familiares e empresariais foi um dos pontos centrais. Luciano Bettio relatou a implantação de um novo organograma para tornar as funções mais claras, enquanto Augusto Bettio apontou os benefícios de ter trabalhado em uma grande empresa antes de se juntar ao negócio da família.

Fábio Vendruscolo comentou sobre a exigência com os filhos na empresa, reforçando a importância de preparação e comprometimento diante da equipe. Já João Gabriel Vendruscolo destacou que “o sucesso vem da dedicação e da capacidade de gestão”.

O painel também abordou a necessidade de inovação e o papel social das empresas. Luciano Bettio falou sobre o apoio a entidades locais, e Augusto Bettio compartilhou sua experiência em um projeto social, lembrando que “conhecimento, às vezes, vale mais do que dinheiro”.

A atividade proporcionou aos estudantes uma visão prática dos desafios e oportunidades nas empresas familiares, unindo tradição, modernidade e responsabilidade social. Ao final, os palestrantes ressaltaram a carência de profissionais qualificados nas áreas de administração e contabilidade, especialmente no setor do agronegócio, e incentivaram os acadêmicos a se prepararem para ocupar esse espaço no mercado.