Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Política

Supremo determina que investigados por supostas ameaças à democracia não se aproximem da Praça dos Três Poderes

A Praça dos Três Poderes abriga o Palácio do Planalto, o Congresso Nacional e o STF. “Para evitar a prática de infrações penais e preservação da integridade física e psicológica dos ministros, senadores, servidores".

AE - Agência Estado
por  AE - Agência Estado
20/08/2021 18:46 – atualizado há 2 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

O ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Alexandre de Moraes determinou que os alvos de uma operação deflagrada nesta sexta-feira (20) para investigar supostas ameaças às instituições democráticas não se aproximem a menos de um quilômetro da Praça dos Três Poderes, em Brasília.

Na Praça dos Três Poderes, ficam o Congresso Nacional, o STF e o Palácio do Planalto. A decisão só não vale para o deputado federal Otoni de Paula (PSC-RJ). Moraes entendeu que, por ele ser parlamentar, tem a prerrogativa de frequentar o Congresso.

Entre os alvos da operação, além de Otoni, está o cantor Sérgio Reis. A Polícia Federal realizou buscas e apreensões em endereços ligados a eles e a outros investigados.

Moraes justificou que a restrição para os investigados chegarem perto da Praça dos Três Poderes visa proteger parlamentares e ministros. “Para evitar a prática de infrações penais e preservação da integridade física e psicológica dos ministros, senadores, servidores ali lotados, bem como do público em geral que diariamente frequenta e transita nas imediações. A presente restrição somente não se aplicará ao deputado Federal Otoni Moura de Paulo Júnior, em razão da necessidade do exercício de suas atividades parlamentares”, afirmou Moraes.

O ministro também determinou que os investigados não participem de redes sociais, tenham seus perfis bloqueados, não se comuniquem com manifestantes e não participem de eventos em ruas e próximos a monumentos do Distrito Federal.

A operação desta sexta foi realizada dentro de um inquérito aberto a pedido da subprocuradora-geral da República, Lindora Araújo, que visa investigar um grupo que estaria fazendo supostas ameaças à democracia, a autoridades e às instituições, incitando atitudes violentas.

“O quadro probatório demonstra a atuação dos investigados na divulgação de mensagens, agressões e ameaças contra a democracia, o Estado de Direito e suas Instituições”, afirmou o ministro do Supremo.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE