Cidade
Tarde de Campo apresenta alternativas para cultivo do milho em Ipiranga do Sul
O evento aconteceu na propriedade de Waldecir Pedro Scolari, Linha Inhaqué, Ipiranga do Sul e contou com a presença de agricultores do município e da região.
Com o objetivo de apresentar aos produtores rurais diferentes formas de desenvolvimento da cultura do milho, a Emater/RS-Ascar e a Secretaria de Agricultura de Ipiranga do Sul promoveram a Tarde de Campo na terça-feira, dia 21, com o apoio da Sicredi.
O evento aconteceu na propriedade de Waldecir Pedro Scolari, Linha Inhaqué, Ipiranga do Sul e contou com a presença de agricultores do município e da região, representantes dos municípios de Getúlio Vargas, Cruzaltense, Quatro Irmãos, Charrua, Sertão, Estação, Tapejara, Ponte Preta, Paulo Bento, Jacutinga e Campinas do Sul.
Na oportunidade o vice-prefeito de Ipiranga do Sul, Fabiano Luiz Klein, desejou as boas-vindas aos visitantes e agradeceu às entidades promotoras pela preocupação em buscar novas alternativas para o desenvolvimento agrícola, em especial, para a agricultura familiar. Também fizeram o uso da palavra o gerente da Sicredi, Arthur Ernesto Dall Agnol, o gerente adjunto da Regional da Emater de Erechim, Cesar da Rosa e o proprietário Waldecir Pedro Scolari.
Estações apresentadas
O público presente pode acompanhar os resultados experimentais que foram realizados com orientações da Emater/RS-Ascar. Em três estações diferentes aprenderam sobre:
1ª Estação: Manejo da Irrigação com explanação do Engenheiro Agrônomo Oberdan Scolari e do Técnico Agrícola Renato Mores, ambos da Emater que falaram do manejo do solo e apresentaram o Sensor Irrigas, tecnologia desenvolvida pela Embrapa para controle da umidade do solo, sensor de baixo custo desenvolvido para a agricultura familiar.
2ª Estação: Manejo da Cultura do Milho Irrigado, apresentada pelo Engenheiro Agrônomo Bruno Utermoehl, Emater/RS-Ascar, que mostrou os resultados do trabalho experimental desenvolvido na propriedade de Waldecir Pedro Scolari.
3ª Estação: Vantagens de Aplicações de Defensivos Agrícolas com Drone, que foi exposta por Rodrigo Husadel Gomes, da empresa SAGRIS, demonstrando vantagens da aplicação aérea que o drone proporciona com a exibição do funcionamento do equipamento.
A área de cultivo foi de sete hectares de milho irrigado cultivados na propriedade de Waldecir Pedro Scolari obtendo o resultado de 208 sacas por hectare. A produção dobrou em relação à média das áreas próximas não irrigadas, onde o resultado da colheita foi em torno de 100 sacas por hectare.
Para o controle da umidade do solo foi utilizado o Sensor Irrigas, que possibilitou estabelecer os momentos certos para ligar o equipamento e realizar a irrigação.