Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Foto: Terezinha Vilk/Emater/RS-Ascar
Agro

Tarde de Campo em Jacutinga demonstra irrigação e cuidados com solo e ambiente

A atividade técnica reuniu mais de 60 pessoas na propriedade da família Braga, localizada na Linha São Luiz, em Jacutinga.

Terezinha Vilk/Emater/RS-Ascar
por  Terezinha Vilk/Emater/RS-Ascar
07/03/2022 16:01 – atualizado há 1 ano
Continua depois da publicidadePublicidade

A experiência bem-sucedida com irrigação por meio do sistema diferenciado de carretel, em lavoura de alto rendimento da propriedade da família Braga, localizada na Linha São Luiz, em Jacutinga, foi compartilhada com produtores do município e da região, em Tarde de Campo realizada na sexta-feira (04/03). A atividade técnica reuniu mais de 60 pessoas e foi acompanhada por autoridades e lideranças. As orientações sobre os temas Irrigação, Conservação do Solo e Água – Preservação Ambiental e Secagem e Armazenagem de Grãos foram repassadas por extensionistas da Emater/RS-Ascar.

Em uma das estações, o extensionista e engenheiro agrônomo Bruno Utermoehl orientou sobre as vantagens do sistema de Irrigação, legislação e projetos técnicos, entre outras ações para se obter lavouras com alto potencial de rendimento e produção. Neste mesmo espaço, o produtor Odair Braga falou do processo de implantação de irrigação na propriedade, sobre a escolha do sistema de carretel, melhor forma de aproveitamento da água e da atividade no dia a dia da família. Odair, 38 anos, e o irmão Odacir, 37 anos, e a mãe deles Lourdes Collet Braga, de 73 anos, conduzem a propriedade onde são cultivados soja, milho e trigo. Odair é casado com Franciele e são pais de Livia e Benicio, mostrando a sucessão familiar.

Foto: Terezinha vilk/Emater/RS-Ascar

Nesta safra, segundo Odair, no primeiro ano com implantação do sistema de irrigação, a família colheu 135 sacos/ha de milho, na área de 15 hectares. Já na área não irrigada, de 16 hectares, foram colhidos 70 sacos/ha.

Em outra estação, os extensionistas e engenheiros agrônomos Cezar da Rosa e Jonas Farina orientaram sobre um conjunto de ações voltadas à Conservação do solo e da água e sobre preservação ambiental. Cezar enfatizou a importância de preservação da vegetação nativa, não alterar os cursos de água ou banhados, fazer poços artesianos somente com autorização e licenciamento, preservação da mata ciliar, cumprir a legislação ambiental, seguir as recomendações técnicas dos produtos utilizados nas lavouras, entre outras ações.

Foto: Terezinha vilk/Emater/RS-Ascar

Jonas Farina recomendou um conjunto de medidas de manejo para evitar a compactação do solo, formas de evitar erosão e ações para melhor aproveitamento da infiltração da água no solo, entre outros procedimentos.

Em outro espaço, o extensionista e engenheiro agrônomo Murilo Correa Marcon repassou orientações sobre Secagem e Armazenagem de Grãos destacando as principais vantagens econômicas de manter o grão na propriedade, da capacitação do produtor para manusear e conduzir o processo. Marcon utilizou protótipos de silo para demonstrar o processo.

Foto: Terezinha vilk/Emater/RS-Ascar

Autoridades

Participaram o prefeito Carlos Alberto Bordinha, o secretário municipal de Agricultura, Darci José De Ré, o gerente regional adjunto Cezar da Rosa, e o presidente da Cooperativa Cresol (unidade de Jacutinga), Rene Portella. Também prestigiaram o evento representantes das unidades do Sicredi, Janquiel Wanot do Banrisul, Tania Regina Dallanora; da Cresol, Carina Marcheto, e professores da URI, entre outros. O evento também foi prestigiado pelo diretor administrativo da Famurs, Salmo Dias de Oliveira. As autoridades e lideranças agradeceram à família Braga por ceder a propriedade e dividir a experiência com outros produtores. O prefeito parabenizou a família Braga “por empreender, acreditar e investir. Esse é o caminho para melhorar e renda”. Também agradeceu à Emater/RS-Ascar, à Secretaria Municipal da Agricultura, Cresol, Sicredi, e demais parceiros no evento. “Através do Plano Agrícola estamos incentivando e investindo na agricultura”, reafirmou o prefeito.

O secretário municipal da Agricultura, Darci De Ré, também reafirmou o compromisso com o setor agrícola e observou que a família Braga está usando um modelo diferenciado de irrigação. “A agricultura para nós é fundamental”, disse.

O gerente adjunto Cezar da Rosa agradeceu a família, aos produtores. “A Emater valoriza todas as parcerias. Não fizemos nada sozinhos. Esta Tarde de Campo técnica é muito importante porque todos nós sempre temos o que aprender”. Também observou que na região serão feitos 320 açudes, possibilitando a armazenagem de água na propriedade.

Foto: Terezinha vilk/Emater/RS-Ascar

O presidente da Cooperativa Cresol em Jacutinga, Rene Tortelli, também destacou a importância do evento no repasse de orientações técnicas. “A irrigação e armazenagem são importantes, mas é preciso ações conjuntas para aumentar a renda”, disse, ao colocar a cooperativa à disposição dos produtores para linhas de crédito para melhorar a qualidade de vida das famílias.

O diretor administrativo da Famurs, Salmo Dias de Oliveira, destacou a importância da irrigação e disse que a entidade está trabalhando para aprovar a legislação que permite aos produtores o armazenamento de água em áreas de Áreas de Proteção Permanente (APPs). Oliveira levou a demanda do prefeito Bordin para que seja dada atenção à questão de energia elétrica, já que as constantes falta de energia têm prejudicado os produtores e o município.

A equipe do Escritório Municipal de Jacutinga, integrada por Derli Dalastra, Anderson Ogliari e Mari Tania Trevisol Spazzini, agradeceu a todos os participantes e à família Braga.

A Tarde de Campo foi promovida pela Emater/RS-Ascar, vinculada à Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr), Prefeitura de Jacutinga, através da Secretaria Municipal da Agricultura, e agência do Cresol de Jacutinga.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE