ELEIÇÕES 2026
TCU envia ao TSE lista com 6,1 mil gestores com contas irregulares para análise eleitoral
Relação reúne prefeitos, vereadores e outros agentes públicos com contas rejeitadas nos últimos oito anos e servirá de base para a Justiça Eleitoral avaliar possíveis casos de inelegibilidade nas eleições de outubro.
O Tribunal de Contas da União (TCU) entregou nesta terça-feira (4) ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) uma lista com 6,1 mil pessoas que tiveram as contas julgadas irregulares nos últimos oito anos. O documento será utilizado pela Justiça Eleitoral para analisar a situação de candidatos às eleições gerais de outubro e verificar possíveis casos de inelegibilidade.
A relação inclui 135 vereadores, 144 prefeitos de municípios de pequeno porte e outros agentes públicos que tiveram irregularidades reconhecidas pelo TCU, como omissão na prestação de contas, danos ao erário, desvio de recursos públicos e descumprimento de determinações do tribunal.
O primeiro turno das eleições será realizado em 4 de outubro, com a escolha de presidente da República, governadores, senadores, deputados federais, estaduais e distritais. O segundo turno, quando necessário, está marcado para 25 de outubro.