Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Rio Grande do Sul

Telefone 0800 orienta sobre doenças respiratórias em crianças no RS

Ao entrar em contato por telefone, a pessoa ouve uma mensagem gravada com orientações e dúvidas frequentes. O serviço está disponível 24 horas por dia.

o sul
por  o sul
21/07/2022 08:40 – atualizado há 1 ano
Continua depois da publicidadePublicidade

A Secretaria da Saúde do Rio Grande do Sul e o TelessaúdeRS, da Ufrgs (Universidade Federal do Rio Grande do Sul), mantêm um canal de comunicação com a população, por meio do número 0800-6453308, para oferecer orientações sobre doenças respiratórias em crianças.

Ao entrar em contato por telefone, a pessoa ouve uma mensagem gravada com orientações e dúvidas frequentes. O serviço está disponível 24 horas por dia. Diferentemente dos outros serviços de telemedicina oferecidos pela plataforma, que são destinados a tirar dúvidas dos profissionais da saúde, a teleorientação é aberta à população geral.

De acordo com o governo gaúcho, a ideia é oferecer um serviço gratuito que auxilie pais ou cuidadores de crianças a aliviar a ansiedade que surge quando elas apresentam algum sintoma respiratório. Por meio dessa orientação, os cuidadores podem saber se é um caso de levar logo para uma emergência, se há possibilidade de aguardar ou mesmo se é um caso de ficar em observação em casa, por exemplo.

O objetivo desse serviço, que foi lançado no fim do de junho, é evitar a lotação de emergências e encaminhar as pessoas para os lugares certos e na hora certa.

Síndrome Gripal

No contexto da pandemia, considera-se o diagnóstico de Síndrome Gripal (SG) em todo indivíduo com quadro respiratório agudo, caracterizado por pelo menos dois dos seguintes sinais e sintomas: febre (mesmo que referida), calafrios, dor de garganta, dor de cabeça, tosse, coriza, distúrbios olfativos ou distúrbios gustativos. Em crianças, além dos itens anteriores, considera-se também obstrução nasal, na ausência de outro diagnóstico específico. Já em idosos, deve-se considerar também critérios específicos de agravamento, como síncope, confusão mental, sonolência excessiva, irritabilidade e inapetência. Observa-se que na suspeita de covid, a febre pode estar ausente e sintomas gastrointestinais, especialmente diarreia, podem estar presentes.

Nesse cenário, define-se Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) como todo indivíduo que apresente SG e algum dos sinais e sintomas de gravidade:

– dispneia/desconforto respiratório; ou

– pressão persistente no tórax; ou

– saturação de O2 < 95% em ar ambiente; ou

– coloração azulada nos lábios ou rosto.

À medida que mais pessoas forem vacinadas com esquema completo contra covid-19, a propagação do SARS-CoV-2 tende a diminuir e há propensão ao aumento de outras doenças respiratórias infecciosas, como a Influenza. No Brasil, têm sido registrados casos de Síndrome Gripal causada pelo vírus da Influenza A H3N2 desde dezembro de 2021, fora da sazonalidade.

Tanto a Influenza como a covid-19 podem apresentar quadro clínico variável, desde casos assintomáticos até formas graves e muitos sintomas podem estar presentes em ambas as condições:

– febre ou sensação de febre / calafrios;

– tosse;

– dispneia;

– fadiga;

– dor de garganta;

– rinorreia e obstrução nasal;

– mialgia;

– cefaleia;

– vômitos e diarreia;

– disgeusia ou ageusia ou anosmia, embora sejam mais frequentes na covid-19.

Apesar das semelhanças clínicas, alguns aspectos de transmissibilidade, período de incubação e evolução distinguem as duas condições. As informações são da Secretaria da Saúde do Rio Grande do Sul e do TelessaúdeRS.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE