TEMPO
Temporais com chuva forte, granizo e vento atinge cidades do Oeste e do Sul do RS
O que começou ontem de noite no Rio Grande do Sul vai durar até quinta-feira com dias seguidos de intensa instabilidade no estado, como alerta a MetSul Meteorologia.
O dia virou noite durante a manhã desta segunda-feira em várias cidades do interior do Rio Grande do Sul como Bagé, Jaguarão, Pelotas, Alegrete, Rosário do Sul, Livramento, São Vicente do Sul e outras com nuvens extremamente carregadas associadas a uma frente quente sobre o estado. As informações são da Metsul
As nuvens carregadas associadas à frente quente trouxeram episódios localizados de vento forte a muito intenso nas últimas horas no Rio Grande do Sul, particularmente em cidades do Oeste e do Sul do estado, onde as nuvens eram mais carregadas. Dados de estações do Instituto Nacional de Meteorologia indicaram até o final da manhã desta segunda-feira rajadas de 122 km/h em Jaguarão, 101 km/h em Bagé, 88 km/h em Canguçu, 81 km/h em Dom Pedrito, 76 km/h em Caçapava do Sul, 73 km/h em Alegrete e 70 km/h em São Vicente do Sul.
GRANIZO EM MUITAS CIDADES
Temporais de granizo foram registrados em diversas cidades do Oeste, do Sul e do Leste do estado desde o final do domingo com aumento das ocorrências entre a madrugada e a manhã desta segunda-feira. O granizo foi pequeno na maioria das cidades, mas em pontos localizados, como em Jaguarão, as pedras de gelo tiveram diâmetro maior com alguns danos em moradias da cidade da fronteira.
Os temporais de granizo atingiram até alguns pontos da região metropolitana, apesar de forma muito localizada. Houve relatos desde a noite de domingo de granizo localizado em municípios como Viamão, Alvorada e Gravataí.
CHUVA FORTE CAUSA ALAGAMENTOS NO LITORAL
Pancadas de chuva fortes a torrenciais acompanharam os temporais em diversos locais do Oeste, do Sul e do Leste do estado entre a madrugada e a manhã desta segunda-feira. Com sistema de drenagem precário, várias praias do Litoral Norte gaúcho enfrentaram alagamentos na manhã de hoje, como Tramandaí.
SERÃO DIAS SEGUIDOS DE CHUVA FORTE E TEMPORAIS
O que começou ontem de noite no Rio Grande do Sul vai durar até quinta-feira com dias seguidos de intensa instabilidade no estado, como alerta a MetSul Meteorologia desde ontem cedo. Haverá chuva excessiva a extrema, alagamentos, inundações, cheias de rios, enchente e temporais frequentes com muitos raios e elevada probabilidade de granizo de variado tamanho e vento.
Frente quente se forma hoje na Metade Sul com chuva e temporais enquanto o Noroeste e o Norte do estado têm muito calor. Esta frente passará à condição de semi-estacionária, mantendo a instabilidade por dias seguidos entre o Oeste, o Sul e por vezes em pontos do Centro e do Leste gaúcho.