Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
G1RS
Cidade
Temporais e até avião agrícola provocam falta de energia elétrica em parte do RS
CEEE e RGE dizem que instabilidade externa causou apagão. ONS confirmou desligamento emergencial de duas linhas de transmissão.
Rádio Guaíba
por  Rádio Guaíba
15/01/2020 21:35 – atualizado há 1 mês
Continua depois da publicidadePublicidade

Diversos bairros de Porto Alegre e municípios do interior gaúcho registraram um apagão de cerca de meia hora, perto das 15h45min desta quarta-feira. A queda de luz afetou serviços no Aeroporto Salgado Filho, no CT do Grêmio, na Estação Rodoviária de Porto Alegre, na Trensurb e em alguns hospitais da cidade. Às 17h20min, a CEEE informou que a falta de energia persistia, de forma isolada, para parte do município de Santa Vitória do Palmar, no litoral Sul.

Mais cedo, ouvintes da Rádio Guaíba citaram problemas em bairros como Floresta, Azenha, Passo das Pedras, Restinga, Hípica, Rubem Berta, Jardim Leopoldina Belém Novo, Ipanema, Anchieta, Glória, Cristo Redentor, Santa Tereza, São João e Higienópolis. Cidades da Região Metropolitana, como Esteio, Alvorada e Viamão, além de Pelotas, também foram afetadas na área da CEEE, conforme moradores.

Instabilidade afetou transmissão de energia

Às 16h51min a CEEE afirmou que uma instabilidade no sistema elétrico afetou a transmissão de energia em diversos pontos do Rio Grande do Sul. O problema ocorreu fora da área de atuação da companhia, segundo o comunicado. A CEEE-GT, que entrega energia às distribuidoras, informou estar concluindo a recomposição das subestações e apurando a abrangência da queda de luz.

RGE também calcula impacto

A RGE informou que também registrou falta de luz em parte das áreas de concessão, embora não tenha divulgado o número de clientes sem o serviço. Moradores relataram desabastecimento em cidades como Sapiranga, Parobé, Igrejinha e Santa Cruz do Sul.

A empresa também relata que a interrupção se deu por causa externa ao sistema de distribuição. De acordo com o Operador Nacional do Sistema (ONS), duas linhas do sistema de transmissão que atendem o Rio Grande do Sul foram desligadas, emergencialmente.

As cargas vêm sendo restabelecidas gradativamente, conforme a RGE, que disse aguardar “mais informações do ONS quanto as possíveis causas do ocorrido”.

Acidente com avião

Já no Noroeste gaúcho, um avião agrícola atingiu a rede de transmissão da CEEE entre Entre Ijuí e Salto do Jacuí. A companhia garante que segue fornecendo energia para as duas cidades, apesar da avaria. Nesses municípios, a distribuição fica a cargo da RGE.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE