TEMPORAIS NO RS: Defesa Civil contabiliza danos em 16 municípios

Granizo, alagamentos, deslizamentos e quedas de árvores atingiram diferentes regiões do Estado; 19 pessoas estão desalojadas e novos temporais ainda são esperados.

Por Redação Publicado em há 5 horas

O Rio Grande do Sul enfrenta as consequências de uma sequência de temporais que atingiu o Estado entre sábado (15) e a madrugada deste domingo (16). Segundo a atualização mais recente da Defesa Civil estadual, pelo menos 16 municípios já registraram danos, com ocorrências que vão de chuva de granizo e destelhamentos a alagamentos, deslizamentos e quedas de árvores.

A situação mais preocupante está na região Sul. Ao menos 19 pessoas precisaram deixar suas casas em razão dos efeitos do mau tempo: cinco em Canguçu, quatro em Caçapava do Sul e outras 10 em Turuçu. Neste último município, moradores de uma localidade próxima à BR-116 estão sendo retirados de suas residências devido ao transbordamento de um riacho.

Foto: Divulgação / Defesa Civil

Os estragos também incluem 28 residências atingidas pelo granizo em Osório, quatro casas danificadas em Santana da Boa Vista, 10 em Taquaruçu do Sul e duas famílias afetadas em Vista Alegre. Em Não-Me-Toque, oito árvores caíram, sendo que duas atingiram residências e provocaram danos materiais. Em Caçapava do Sul, uma casa foi destelhada e os moradores precisaram buscar abrigo na residência de familiares.

Municípios com ocorrências registradas:

- Arroio do Padre: inundação na área urbana após o transbordamento do Arroio Pimenta.
- Bento Gonçalves: deslizamento de terra e pedras no km 215 da BR-470.
- Canguçu: obstrução parcial de via na BR-392 e alagamentos na área urbana.
- Canudos do Vale: elevação do nível do Arroio Forqueta.
- Caçapava do Sul: destelhamento de uma residência.
- Frederico Westphalen: queda de granizo.
 -Harmonia: queda de granizo de pequeno porte.
- Não-Me-Toque: queda de oito árvores, duas delas sobre residências.
- Osório: queda de granizo com danos em 28 residências.
- Santana da Boa Vista: granizo danificou quatro residências.
- São Lourenço do Sul: inundação na área urbana devido ao transbordamento da Lagoa dos Patos.
- Taquaruçu do Sul: granizo atingiu 10 residências.
- Tupandi: queda de granizo de pequeno porte.
- Turuçu: inundação provocada pelo transbordamento de um riacho, com retirada de moradores.
- Vista Alegre: queda de granizo afetou duas famílias.
- Xangri-Lá: registro de queda de granizo.

Granizo grande atingiu Frederico Westphalen | REDES SOCIAIS

Atenção continua sendo necessária

O Estado permanece sob dois alertas amarelos para temporais emitidos pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), válidos até a meia-noite deste domingo. Os avisos abrangem municípios de toda a faixa leste, além das regiões Centro e Sul do Rio Grande do Sul.

Um dos avisos, valido até 23h59min, engloba municípios do Sul, Campanha, Fronteira Oeste, Centro, Vale do Rio Pardo, Região Metropolitana, Vale do Sinos, Vale do Paranhana, Vale do Taquari e parte da Serra. A previsão é de chuva entre 20 e 30 milímetros por hora e rajadas de vento que podem chegar aos 60 quilômetros por hora. O órgão também não exclui a possibilidade de queda de granizo nessas regiões

Com novos temporais ainda no radar, a orientação é redobrar a atenção, acompanhar os alertas oficiais e evitar áreas de risco durante períodos de chuva intensa.