Temporal causa estragos em 12 municípios gaúchos e RS entra em alerta para ciclone

Metsul reitera que " os maiores impactos são esperados a partir do final desta terça e durante a quarta com os ventos ciclônicos".

Por Redação Publicado em 09/12/2025 11:00 - Atualizado em 09/12/2025 11:11

O número de municípios gaúchos com danos causados pelo temporal subiu para 12, segundo a Defesa Civil. Barão, no Vale do Caí, registra falta de energia em todo o município e uma família desalojada. Taquari também entrou na lista após a queda de uma árvore sobre uma residência.

Os maiores impactos foram na Serra e no Vale do Taquari. Em Flores da Cunha, 43 casas e prédios públicos foram danificados. Em Farroupilha, Nova Pádua e Teutônia, moradores precisaram deixar suas casas.

Divulgação Prefeitura de Flores da Cunha

Chuvas intensas atingiram várias regiões do Rio Grande do Sul nas últimas horas devido à formação de um ciclone, com acumulados superiores a 150 mm em alguns pontos, ultrapassando a média de dezembro em poucas horas. A MetSul alerta que a precipitação segue nesta terça, com risco de chuva forte a intensa na Metade Leste, incluindo Grande Porto Alegre, Litoral Norte e áreas próximas à Lagoa dos Patos. O volume elevado de água pode causar alagamentos, inundações localizadas, elevação de rios e arroios, além de deslizamentos e queda de barreiras em áreas de relevo.

A MetSul Meteorologia alerta que, com o ciclone atuando sobre o RS e o ar quente e úmido, há risco de temporais isolados ao longo do dia, com possibilidade de chuva intensa, ventos fortes e granizo, sobretudo na Metade Norte, principalmente à tarde e à noite. E reitera que " os maiores impactos são esperados a partir do final desta terça e durante a quarta com os ventos ciclônicos". 

Veja mais em: https://metsul.com/ciclone-tem...