Segurança
Temporal provoca pânico e muitos estragos em Concórdia
35 mil famílias estão sem energia no Alto Uruguai Catarinense. Vento derrubou até torres de comunicação.
O amanhecer desta quinta-feira é de muito trabalho em Concórdia e vários municípios de toda a região. O Corpo de Bombeiros Voluntários de Concórdia atendeu até por volta das 7h da manhã desta quinta-feira, dia 14, cerca de 50 ocorrências relacionadas ao vendaval registrado durante as últimas horas.
Por volta de 5h o Corpo de Bombeiros de Concórdia publicou um relatório parcial com as primeiras ocorrências relacionadas ao vendaval. Outro relatório deve ser publicado por volta de 9h.
A maior parte dos casos envolve destelhamentos em imóveis e também corte de árvores. Em Concórdia, muitos bairros foram atingidos e famílias foram até a sede do Corpo de Bombeiros para buscar lonas para amenizar os estragos causados pelo vento.
Entre os bairros atingidos estão Jardim Sul, Imigrantes, Bela Vista, Loteamento Aliança, Bom Pastor, Renascença, Nações e Petrópolis. Algumas comunidades no interior do município também tiveram ocorrências, como é o caso de Linha Santa Terezinha e Tamanduá.
Na região da rodovia SC-283, nas proximidades do acesso ao bairro Natureza, também houve problemas com árvores caídas na rodovia. Na SC-390 os Bombeiros foram acionados para desobstruir a via por conta de árvore caída.
As fortes chuvas acompanhadas de rajadas de vento derrubaram uma torre de uma rádio local na BR-282, em Xaxim, no Oeste de Santa Catarina. A ocorrência foi atendida por volta das 3h desta quinta-feira (14).
A torre tinha mais de 100 metros de altura. A empresa responsável pela construção está se deslocando para remover a torre. A via está parcialmente interditada, no sistema siga e pare, sem previsão de liberação.