Segurança

Terremoto deixa mais de mil mortos no Marrocos

O tremor, de magnitude 6,8, durou cerca de 15 segundos e atingiu desde aldeias até grandes cidades do país africano, na noite de ontem

Por Redação O Sul Publicado em 09/09/2023 09:35 - Atualizado em 31/07/2024 09:20

O número provisório de mortos do violento terremoto que atingiu Marrocos durante a madrugada de sexta-feira para sábado subiu para 1.037 mortos, anunciou o Ministério do Interior. O terremoto também deixou 1.204 feridos, "dos quais 721 estão em estado crítico", informou o Ministério em um comunicado. O relatório anterior mencionava 820 mortos e 672 feridos.

O choque foi sentido até na capital Rabat, a centenas de quilômetros de distância, e em cidades costeiras como Casablanca ou Essaouira, até mesmo no país vizinho, a Argélia, onde as autoridades descartaram danos ou vítimas.

O Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS) informou que o terremoto foi de magnitude 6,8 e ocorreu a uma profundidade de 18,5 quilômetros, com epicentro 71 quilômetros a sudoeste de Marrakech às 23h11, horário local (19h11 no horário de Brasília).

Foto: FADEL SENNA / AFP

A mídia marroquina informou que este é o terremoto mais poderoso registrado neste reino no norte da África.

O Ministério do Interior afirmou que as autoridades mobilizaram "todos os recursos necessários para intervir e ajudar nas zonas afetadas".

Os hospitais de Marrakech registaram um "fluxo maciço" de feridos e o centro de transfusão de sangue local lançou um apelo à população para que faça doações.

Conteúdo relacionado

Termos relacionados