Cidade
Test Drive AU Nissan Frontier
O AU passou o fim de semana com a nova Nissan Frontier 2023 que o Grupo Iesa nos disponibilizou e agora vamos lhe contar todas as nossas impressões dessa caminhonete
Foram rodados mais de 400 Km entre cidade, rodovia e estradas de terra e ela foi nossa casa para a cobertura da XV Trilha do Barão e da Escolha das Soberanas do município de Barão de Cotegipe, eventos ocorridos no dia 22 de janeiro.
A primeira mudança é no seu exterior, a Nissan Frontier 2023 está de cara nova, com uma grade frontal imponente e radar integrado.
O que combina muito bem com a nova assinatura em led nos faróis e conjunto óptico full led com quatro projetores.
A Frontier 2023 ganhou vários itens de segurança. No seu interior destaca-se o novo painel digital de 7 polegadas, de alta definição, que forma um belo conjunto com o velocímetro e conta giros analógicos.
O novo desenho do volante mais moderno e elegante, tem integrado os comandos da multimídia, do piloto automático de velocidade, comandos de voz para smartphones e o controle das funções do painel digital.
O radar possui leitor de faixa, que avisa o motorista se estiver saindo do traçado da rodovia, assistente de frenagem de emergência e alerta de tráfego cruzado. Esses itens de segurança podem lhe ajudar a evitar acidentes.
Além disso, conta com ar condicionado de duas zonas, farol alto e baixo automático, sensor de chuva e continua ainda sendo a única do segmento com teto solar elétrico.
A suspensão Multilinlk recebeu novos amortecedores e o sistema conta com molas helicoidais de duplo estágio, eixo rígido e cinco braços de cada lado para distribuir melhor o impacto por todo veículo, o que garante muito mais conforto aos passageiros.
Já os bancos, gravidade zero, completam o conjunto de conforto da Nissan Frontier que se “moldam” ao corpo, isso tudo acaba por absorver muito melhor as irregularidades do terreno.
A versão que testamos foi a Nissan Frontiera PRO-4X que conta com seletor de tração 4x2 e 4x4(high/low) e acionamento de bloqueio de diferencial por botão. Além disso ela conta com o controle de tração e estabilidade (VDC), que utiliza sensores para controlar e manter a estabilidade da Nissan Frontier em condições adversas, proporcionando mais segurança.
Para completar o conjunto off Road da Frontier, tem um modo de câmbio específico para o fora de estrada e outro para reboque que ao se juntarem ao assistente de descida, fazem da Nissan Frontier uma das melhores caminhonetes para se aventurar em trilhas.
Na cidade ela se comporta como um carro sedan grande, uma pelo silêncio do motor, outra porque tem vários equipamentos que te ajudam a estacionar em vagas apertadas como o sistema de câmeras 360°.
Já o alerta de ponto cego nos espelhos retrovisores ajuda a evitar acidentes e dão mais segurança ao conduzir a Frontier pelas ruas da cidade.
Mesmo com todas as mudanças de estilo, o comprimento da carroceria se manteve idêntico ao da Frontier lançada em 2017. A largura da versão PRO-4X, desconsiderando os retrovisores, é de 1,875 metro por conta das molduras dos para-lamas mais largas, mas foram conservadas a distância entre eixos de 3,15 metro e a altura de 1,86 metro, considerando o rack de teto.
Para completar embaixo do capô está o motor Bi-turbo de 190cv e 45,9 kgf.m de torque, na versão que testamos, o que ajuda a Nissan Frontier a encarar todos os desafios fora de estrada, trafegar com silêncio na cidade e viajar com tranquilidade na hora das ultrapassagens nas rodovias.
A Nissan Frontier 2023 já está dando muito trabalho para as concorrentes.