Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Esporte

Tóquio 2020: seleção brasileira de vôlei estreia com vitória

Contra a Tunísia, o Brasil passou mais trabalho que o esperado nos primeiros sets, mas conseguiu vencer sem perder nenhum set.

Correio do Povo
por  Correio do Povo
24/07/2021 07:45 – atualizado há 2 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

Atual campeã olímpica, a seleção brasileira masculina de vôlei estreou com vitória nos Jogos de Tóquio-2020. Contra a Tunísia, o Brasil passou mais trabalho que o esperado nos primeiros sets, mas conseguiu vencer sem perder nenhum set, por 3 a 0, com parciais de 25/20, 25/22 e 25/15.

Comandada pelo técnico gaúcho Renan Dal Zotto, após longa recuperação da Covid-19, a equipe brasileira teve dificuldades nas duas primeiras parciais. A Tunísia largou na frente em ambas e chegou a abrir até cinco pontos de vantagem. O lado positivo foi que a seleção conseguiu melhorar de desempenho e virar o placar nos dois sets.

Brasil venceu na estreia por 3 sets a 0 | Foto: Yuri Cortez / AFP / CP

A entrada do ponteiro Douglas Souza mudou a cara do time, que passou a amassar a partir da metade do segundo set, vencendo com tranquilidade no final.

A partida marcou o retorno do técnico Renan Dal Zotto à beira da quadra, comandando a equipe. Ele não participou diretamente da conquista da Liga das Nações, no mês passado, porque ainda se recuperava das complicações da Covid-19 que colocaram sua vida em risco durante uma internação de 36 dias. Totalmente reabilitado, após duro processo de recuperação física, Renan escalou a seleção neste sábado com Wallace, Leal, Isac, Lucão, Bruninho, Lucarelli e o líbero Thales.

Mas, apesar da boa experiência do grupo, a equipe fez um início de jogo irreconhecível. Cometia erros bobos, hesitava em momentos importantes e via a Tunísia tomar conta do primeiro set. Com Isac no saque, a reação enfim começou a descontar a vantagem dos rivais, que chegou a ser de quatro pontos. Os brasileiros empataram em 16 a 16 e viraram no ponto seguinte. Ganhando embalo, passaram a se impor em quadra e fecharam a primeira parcial.

Parecia que a seleção engrenava no jogo. Mas o segundo set repetiu o roteiro do primeiro. Mais erros e oscilação. O time brasileiro parava nos bloqueios tunisianos e na boa atuação de Tara. Renan, então, fez as primeiras trocas no time. Colocou Cachopa, Douglas e Alan Souza. Douglas se destacou mais, ao substituir o hesitante Leal. E a seleção finalmente ganhou corpo em quadra. O fim do segundo set foi mais tranquilo do que o primeiro.

Na terceira parcial, a seleção começou na frente, pela primeira vez no jogo. Abriu 3/0, aumentou para 12/3 e manteve vantagem de dez pontos até fechar o set e o jogo. Renan aproveitou a atuação mais sólida na equipe na última parcial para testar Maurício Borges no lugar de Lucarelli.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE