EXPOINTER
Touro Brahman de 1.430 quilos é o animal mais pesado da 48ª Expointer
Pela primeira vez na história, uma raça zebuína conquista o título que costumava ficar com exemplares de origem europeia
O destaque deste ano na 48ª Expointer, em Esteio, vai para Falcão, um touro Brahman de sete anos que alcançou a marca de 1.430 quilos, tornando-se o animal mais pesado da feira. O feito é inédito: desde a década de 1970, quando o evento começou, as raças europeias — como Charolês, Limousin e Devon — eram as que tradicionalmente ocupavam esse posto.

A conquista tem sabor ainda mais especial para a Cabanha Talismã, de Içara, em Santa Catarina, que participa pela primeira vez da Expointer. “Em nossa primeira vez, ganhar o título de animal mais pesado com um zebu é uma satisfação muito grande”, celebrou o cuidador Edinaldo Souza Borges. Na fazenda, o touro também é conhecido como Hércules.
Segundo Borges, o animal nasceu na própria cabanha, foi vendido ainda jovem e recomprado dois anos depois, devido ao destaque como reprodutor. “Ele foi ganhando peso e vimos que convertia muito bem, por isso decidimos trazê-lo para a Expointer. Sua genética já mostra resultados nos bezerros, que se destacam bastante”, explicou.
A Cabanha Talismã trabalha exclusivamente com a raça Brahman, reconhecida pela docilidade e pela rusticidade. “Na nossa região, as raças europeias não se adaptaram bem. O Brahman teve ótimo desempenho, principalmente pelo ganho de peso, e hoje é muito procurado para cruzamento industrial”, acrescentou o tratador. Falcão ainda disputará o campeonato da raça Brahman, marcado para terça-feira (2), na Pista Central.