Toyota só deve retomar produção em 2026 após destruição de fábrica em SP

Sindicato confirma que unidade de Porto Feliz será reconstruída; empregos e benefícios estão garantidos

Por Assessoria Publicado em 25/09/2025 21:36 - Atualizado em 26/09/2025 09:05

A Toyota enfrenta um dos maiores desafios de sua história recente no Brasil após a forte tempestade que destruiu sua fábrica de motores em Porto Feliz, no interior de São Paulo, na segunda-feira (22). A unidade era responsável pela produção dos motores 1.5, que equipariam o novo Yaris Cross, e 2.0, utilizados em outros modelos da marca.

Com a paralisação da linha de motores, as fábricas de Sorocaba e Indaiatuba também interromperam suas atividades já na terça-feira (23). Em resposta à consulta da imprensa, a assessoria da montadora informou que ainda não há previsão para a retomada da produção, ampliando a preocupação sobre o impacto no mercado nacional.

O Sindicato dos Metalúrgicos de Itu e Região, que representa os trabalhadores de Porto Feliz, informou ter se reunido com dirigentes da Toyota, incluindo o presidente da operação no Brasil, Evandro Maggio. A entidade afirmou que a empresa garantiu a manutenção dos empregos e benefícios dos funcionários, além do compromisso de reconstruir integralmente a unidade atingida.

Em nota oficial, o sindicato destacou que a fábrica só deve voltar a operar em 2026, devido à gravidade dos danos estruturais. Até lá, a Toyota deve concentrar esforços na reconstrução da planta e na reorganização de sua cadeia produtiva no país.

Termos relacionados