Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Divulgação
Cidade

Tradicionalistas da 19ª RT realizam oficinas com estudantes

Atividades integram os Festejos Farroupilhas de Erechim 2023.

Assessoria Prefeitura de Erechim
por  Assessoria Prefeitura de Erechim
12/09/2023 19:06 – atualizado há 17 segundos
Continua depois da publicidadePublicidade

Durante esta semana, tradicionalistas da 19ª Região Tradicionalista (RT), realizam oficinas culturais, artísticas, campeiras e de esporte na sede da entidade na Av. Pedro Pinto de Souza. As atividades acontecem das 13h30 às 17h e integram os Festejos Farroupilhas de Erechim 2023.

As oficinas são conduzidas por peões, prendas e integrantes dos departamentos da 19ª RT e mais de 200 estudantes devem participar até o fim desta semana. Na tarde desta terça-feira (12), os estudantes da Escola Municipal Caras Pintadas acompanharam as atividades, além da secretária de Educação, Verenice Lipsch.

Animados com o chimarrão, com as danças típicas e os cavalos, os estudantes tem a oportunidade de aprender um pouco sobre as tradições gaúchas. “Nesse período que comemoramos as tradições gaúchas, temos essa parceria com a 19ª RT, trazendo as crianças das Escolas Municipais para participar de oficinas que são muito importantes pra gente cultivar e valorizar nossas tradições“, comenta a secretária, Verenice Lipsch.

Ensinando o tradicionalismo

Uma das responsáveis pelas oficinas é a diretora de Cavalgada da 19ª RT, Jaci Salete Pinto Ribeiro, que coordenou a comitiva regional que percorreu 641km para busca da Chama Crioula em Bento Gonçalves. Ela reforça que trazer as crianças para o tradicionalismo é resgata-las. 

“Já faz tempo que eu trabalho com as crianças e sou uma incentivadora de passar para elas sobre o tradicionalismo. É onde eles se encontram, é uma coisa diferente e saudável. Quando vamos nas escolas e também aqui nas oficinas que estamos fazendo, as crianças ficam encantadas. Nós tiramos esse tempo, eu como diretora de Cavalgadas, ensinado um pouco sobre o cavalo, o que se faz e o que se deixa de fazer, mas muito importante a gente fazer isso com as crianças sempre”, explica Jaci.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE