Cidade
Transformação Digital em Erechim: foco na gestão interna dos processos
Esta é a avaliação dos integrantes do Comitê Permanente de Simplificação e Desburocratização, a cada novo serviço digitalizado os desafios só aumentam
A Transformação Digital dos serviços públicos já realidade, nas 12 secretarias municipais da Prefeitura de Erechim, quase 80% de tudo que a prefeitura faz pode ser acessado de maneira on-line via site ou aplicativo SysCidadão. No entanto, apesar de toda esta reestruturação, que exigiu a mudança de comportamento e da cultura de trabalho de servidores e secretários, a Transformação Digital continua sendo um dos maiores desafios da administração pública municipal.
Segundo o coordenador do Comitê Permanente de Simplificação e Desburocratização e secretário de Gestão e Governança, Edgar Marmentini, que precisou se ausentar no início da reunião para participar de outra pauta com o prefeito, Paulo Polis, a Transformação Digital está na 4a Onda e focada na automação dos processos.
“Estamos, todos juntos, trabalhando na automação dos processos, abrimos todas as portas da prefeitura à população e, agora, é preciso concentrar os esforços na gestão interna de tudo que chega até a prefeitura, fazer os encaminhamentos necessários e resolver as milhares de solicitações mensais feitas pelo cidadão.
Nossa avaliação é positiva do que fizemos até aqui, mas os desafios e o trabalho só aumentam a cada novo serviço digitalizado, porque os processos vão ficando interligados e conectados. Isso demanda trabalhar em sintonia, no mesmo passo, para o resultado dar certo”, explica o secretário e coordenador, Edgar Marmentini.
A Transformação Digital é coordenada pela Secretaria de Gestão e Governança, por meio do Gabinete de Transformação Digital, com ações integradas do Comitê Permanente de Simplificação e Desburocratização, secretários, servidores e Diretoria de Tecnologia e Informação (DTI).