Transformação Digital: Erechim segue avançando com integração, inovação e foco no cidadão
Processos digitais já representam mais de 80% do total; município se prepara para novos desafios e uso de inteligência artificial em 2026.
A Prefeitura de Erechim vive um processo contínuo de modernização e integração digital, que envolve todas as Secretarias Municipais, servidores e também o Poder Legislativo. A Transformação Digital, coordenada pela Secretaria Municipal de Gestão e Governança, por meio do Gabinete de Transformação Digital e da Diretoria de Tecnologia e Informação (DTI), setor vinculado à Secretaria Municipal de Administração, não é novidade — é um avanço constante rumo a uma Gestão Pública mais ágil, eficiente e conectada com o cidadão.

Na manhã desta quinta-feira (6), o Comitê Permanente de Simplificação e Desburocratização se reuniu para avaliar os resultados e compartilhar os avanços obtidos nos últimos meses. Cada integrante apresentou os desafios superados, cases de sucesso e evoluções da pauta digital em sua respectiva secretaria, reforçando o compromisso coletivo com a melhoria contínua.
O coordenador do Comitê e secretário de Gestão e Governança, Edgar Marmentini, destacou a importância do trabalho conjunto e agradeceu a todos os servidores envolvidos no processo. “Esse é um trabalho que envolve muita dedicação e integração entre as secretarias. O avanço da Transformação Digital é resultado da colaboração de todos. Agradecemos aos servidores que, com empenho e inovação, fazem parte dessa construção diária”, ressaltou.

Avanços
Segundo dados de outubro de 2025, Erechim contabiliza 387 processos ofertados para população, dos quais 315 já são digitais, o que representa 81,40% do total. Ainda restam 72 processos físicos, correspondentes a 18,60%, que seguem em processo de digitalização.
Entre janeiro e outubro de 2025, foram abertos 29.631 processos na Prefeitura — 25.340 (85,52%) de forma digital e 4.291 (14,48%) ainda em formato físico. Os números comprovam o avanço da digitalização e a consolidação de uma mudança de cultura dentro da Administração Pública.
O diretor de Transformação Digital, André Dalo Rosa, destacou que os resultados são fruto de investimento e atualização tecnológica contínuos. “Temos avançado em diversas frentes — com mais segurança da informação, aprimoramento de sistemas e automação de processos. É um trabalho permanente, que busca simplificar o serviço público e melhorar a experiência do cidadão. E o próximo passo é incorporar soluções de inteligência artificial para ampliar ainda mais a eficiência da gestão”, afirmou.
Na Palma da Mão
Para encaminhar uma solicitação junto a Prefeitura de Erechim, como Solicitação de Serviço, Abertura e Consulta de Processos, Consulta de Guias de Pagamentos, Ouvidoria, Procon, entre outros, basta acessar os ‘Serviços Online’ do site, clicando aqui. O contribuinte também pode fazer isso, fazendo download do aplicativo ‘SysCidadão’.
Fotos: Roger Gritti – Comunicação PME