Economia

Transporte urbano de Concórdia será suspenso aos sábados

Decisão decorre da inviabilidade econômica da empresa concessionária que notificou a Administração Municipal informando situação insustentável.

Por Rádio Rural Publicado em 26/04/2021 09:37 - Atualizado em 31/07/2024 09:20

Na sexta-feira(23) a empresa Hodierna Transportes LTDA enviou ofício à Administração Municipal de Concórdia, encaminhado ao secretário de Urbanismo Claiton Casagrande, informando que "por total inviabilidade econômica e operacional propor a suspensão das atividades operacionais aos sábados a partir de 08 de maio”.

A Hodierna é a concessionária de transporte urbano e considera que o serviço está atualmente insustentável com a ocorrência da pouca demanda de passageiro e principalmente aos sábados. “Antes da pandemia a demanda diária de passageiros, aos sábados, girava em torno de 800 a 1000 pessoas/dia e atualmente a demanda é de 200 a 300 sendo necessário utilizar o mesmo número de veículos”, diz o ofício, justificando também a grande monta dos prejuízos apontados e já suportado pela concessionária.

A Hodierna há meses busca o reequilíbrio econômico do contrato devido aos impactos pela pandemia. “Buscamos isso desde março de 2020, conforme previsão da Lei e do próprio contrato”, informou fonte da empresa. No ofício encaminhado na sexta-feira a Hodierna coloca que “até o momento não foram tratados pela municipalidade” tais apelos. Em janeiro ocorreu uma perícia que confirmou os comprometimentos no transporte coletivo, mas, mesmo assim, sem consequências para as solicitações. A Hodierna lembra que se trata de uma outorga para a concessão de um serviço público e que para isso investiu de acordo com as exigências do processo fazendo a sua parte.

A empresa lembra que em outras cidades o transporte colapsou e que em Concórdia, por ora, a suspensão começará pelos sábados. “A Hodierna transporta atualmente 40% do movimento pré-pandemia. Chegou a transportar 20% durante as maiores restrições e mesmo assim segue pagando salários e mantendo custos de manutenção”, finalizou fonte da empresa à reportagem da Atual FM.

Conforme o secretário Claiton Casagrande, num contato feito pela reportagem, “a solicitação de reequilíbrio feita pela Hodierna já está para análise do prefeito”.

Conteúdo relacionado

Termos relacionados