Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Pets

Três jacarés foram capturados em apenas uma semana em Tijucas, na grande Florianópolis

Agora uma investigação será aberta para entender o porquê do aumento dessa espécie na região.

NSCTotal
por  NSCTotal
05/11/2021 11:14 – atualizado há 2 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

Três jacarés assustaram a população de Tijucas, na Grande Florianópolis, em menos de uma semana. A quantidade considerada anormal desse animal em áreas populosas da cidade acendeu o alerta das autoridades. Agora uma investigação será aberta para entender o porquê do aumento dessa espécie na região. A chuva e o calor podem ter relação com o aparecimento.

Jacarés encontrados em Tijucas em uma semana(Foto: GOR, Divulgação)

Os três animais — dois jovens e um adulto — são da mesma espécie: jacaré-do-papo-amarelo, comum em Santa Catarina. De acordo com o biólogo Carlos Alberto Rocha, o aumento de ocorrências com esses animais tem a ver com a quantidade grande de chuva e com a chegada do verão, estação que deixa os répteis mais ativos.

O clima dos últimos dias ajudou que os jacarés busquem novas áreas inundadas. Como são animais que vivem próximo do ambiente aquático, o período de chuva permite que eles possam estar próximos de residências e áreas antes não ocupadas por esses animais — explica Carlos.

Apesar da explicação, a incidência desses animais aumentou muito nesta semana. De acordo com o presidente do Grupo de Operações e Resgate (GOR) de Tijucas, Pedro Henrique da Silva, a entidade resgatava cerca de dois animais por ano em temporadas anteriores. Neste ano, só na primeira semana de novembro, três ocorrências foram registradas.

Só nesta quinta-feira (04), foram dois casos

Um jovem jacaré foi encontrado no pátio de uma casa de Tijucas, na Grande Florianópolis. Os bombeiros foram acionados para resgatar o animal em uma residência do bairro Sul do Rio.

De noite, no mesmo dia, um jacaré adulto, de cerca de dois metros, foi encontrado dentro de uma residência no Centro de Tijucas. As equipes que atenderam as ocorrências, depois de avaliarem a saúde dos animasi, os devolveram em uma área de mata.

Antes disso,  na terça-feira (2), um jacaré foi avistado em um lago do loteamento Bosque da Mata, em Tijucas. Ele media em média 1,30 metros.

A espécie de jacaré de Santa Catarina é tranquila, segundo o biólogo Carlos, e evita confrontos com humanos. Porém, caso se sinta ameaçado, o jacaré pode atacar. Por isso, é importante manter distanciamente e não tentar capturar os animais.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE