Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
NORTH AMERICA / Getty Images via AFP
Mundo

Trump derrota Haley nas primárias da Carolina do Sul

Resultado representa um duro revés para Haley, que encarna a ala mais moderada do Partido Republicano

AFP - Agence France-Press
por  AFP - Agence France-Press
25/02/2024 00:05 – atualizado há 25 segundos
Continua depois da publicidadePublicidade

Donald Trump derrotou, neste sábado (24), sua adversária republicana Nikki Haley, nas primárias da Carolina do Sul, aproximando-se um pouco mais de uma possível revanche com o democrata Joe Biden nas presidenciais de novembro.

O resultado representa um duro revés para Haley, que encarna a ala mais moderada do Partido Republicano, pois ocorre no estado que ela governou por seis anos. 

Assim como nas primárias anteriores, cujo objetivo é designar o candidato republicano às presidenciais, o ex-presidente se mostrou implacável.

Veículos de comunicação americanos divulgaram sua vitória segundos depois do fechamento das seções eleitorais.Apesar de seus problemas com a justiça, Trump, de 77 anos, é o grande favorito na corrida pela indicação republicana.

Nestas primárias, havia muito em jogo. 

'Se Trump for capaz de derrotar Nikki Haley em seu estado natal, isto provavelmente o tornaria um candidato quase certo à indicação do Partido Republicano', explicou David Darmofal, cientista político da Universidade da Carolina do Sul.

O ex-presidente espera obrigar sua ex-embaixadora na ONU a jogar a toalha, como seus outros adversários fizeram. 'As primárias terminam esta noite e é hora de passar às eleições presidenciais para que possamos derrotar Joe, o Canalha', disse Steven Cheung, porta-voz de Trump, usando um dos apelidos favoritos do presidente para se referir ao democrata.Haley, de 52 anos, resiste a se dar por vencida.

'Repugnantes'

A premissa de Haley é simples: 'Não sobreviveremos a mais quatro anos de caos de Trump'.Neste sábado, surgiu uma nova polêmica. Trump sugeriu que seus problemas judiciais fazem com que os afro-americanos simpatizem com sua candidatura.

'Os negros gostam de mim porque têm sido muito prejudicados e discriminados, e de fato me veem como se eu estivesse sendo discriminado', disse. Haley qualificou estes comentários de 'repugnantes'. 'É repugnante. Mas é isso que acontece quando sai do teleprompter. Esse é o caos que se avizinha com Donald Trump', disse em uma seção eleitoral.

Os democratas também se chocaram com a fala, devido à comparação entre os afro-americanos e a criminalidade. A próxima etapa das primárias será disputada em Michigan na próxima terça-feira.

Os republicanos de Idaho e Missouri vão votar em 2 de março e os da Dakota do Norte, no dia 4, mas a data mais importante do calendário político americano será 5 de março, data da famosa Superterça.

Nesse dia, eleitores de 15 estados, incluindo Texas, Califórnia, Colorado e Virgínia, comparecerão às urnas simultaneamente no grande dia das primárias. Em tese, as primárias podem prosseguir até julho, mas a equipe de Donald Trump prevê uma vitória 'no mais tardar em 19 de março'.

Trump quer iniciar o mais rápido possível a campanha para a revanche contra Joe Biden, o presidente democrata que disputa a reeleição, antes de mergulhar nos julgamentos em série que o obrigarão a alternar comícios e tribunais.O primeiro julgamento criminal de Trump começará em 25 de março.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE