Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Política

TSE divulga cálculo para distribuição de tempo no horário eleitoral

Propaganda no rádio e TV no 1º turno começa em 26 de agosto

Ricardo Pont/Rádio Guaíba
por  Ricardo Pont/Rádio Guaíba
13/08/2022 12:22 – atualizado há 2 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) divulgou neste sábado, dia 13, em Brasília, a base de cálculo para a distribuição de tempo no horário eleitoral gratuito no rádio e na televisão. O tempo é calculado conforme a representatividade dos partidos políticos na Câmara dos Deputados.

De acordo com a tabela, o primeiro da lista é o União Brasil, com 81 deputados federais eleitos, seguido pela Federação Brasil da Esperança (Fe Brasil), composta pelo PT (Partido dos Trabalhadores), PCdoB (Partido Comunista do Brasil) e PV (Partido Verde), que conta com 70; Partido Progressista (PP) com 38; Federação PSDB (Partido da Social Democracia Brasileira) – Cidadania com 37; PSD (Partido Social Democrático) (35); MDB (Movimento Democrático Brasileiro) (34) e PL (Partido Liberal) (33). Na última colocação aparecem o Avante e o PSC (Partido Social Cristão), ambos com sete deputados.

Tempo de propaganda

Conforme a legislação eleitoral, 90% do tempo total de propaganda são distribuídos proporcionalmente pelo número de deputados. O restante (10%) é dividido igualitariamente.

A portaria também publica a tabela de representatividade dos partidos para a realização de debates. Nesse caso, o critério é ter bancada no Congresso Nacional.

A propaganda no rádio e na TV do primeiro turno começa em 26 de agosto e vai até 29 de setembro.

O primeiro turno ocorre em 2 de outubro, quando os eleitores vão às urnas para eleger o presidente da República, governadores, senadores, deputados federais, estaduais e distritais. Um eventual segundo turno para a disputa presidencial e aos governos estaduais ocorre em 30 de outubro.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE