Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Marcello Casal Jr
Política

TSE mantém obrigação de uso do CPF para doações eleitorais por Pix

Determinação tem o objetivo de evitar fraudes usando chaves aleatórias, e-mails ou números de telefones

Correio do Povo
por  Correio do Povo
01/07/2022 18:30 – atualizado há 1 ano
Continua depois da publicidadePublicidade

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu que as doações de campanha via Pix devem ocorrer por meio de chave cadastrada com o número do Cadastro de Pessoa Física (CPF). A medida tem como objetivo evitar fraudes usando chaves aleatórias, e-mails ou números de telefones.

A corte analisou um pedido de reconsideração do PSD. O partido alegou que o uso de outras chaves poderia ser rastreado para coibir ilegalidades e avaliar a origem dos recursos usados pelos candidatos.

O relator do caso, ministro Sérgio Banhos, apontou que apenas 24% das chaves de transferência via Pix estão cadastradas com o número de CPF. Ele, a princípio, acolheu o pedido do PSD e entendeu que qualquer chave poderia ser usada. No entanto, após receber informações da área técnica, mudou de opinião e passou a votar contra.

O ministro Alexandre de Moraes disse que, apesar do rastreamento ser possível, ele não é automático e a liberação de outras chaves poderia dificultar o trabalho de fiscalização da Justiça Eleitoral.

O Pix é um sistema de transferência bancária instantânea, gratuita, em que o depósito cai na conta de destino em poucos segundos. Ao contrário de outros tipos de transferência, não é necessário informar o número de conta, banco e agência de origem ou destino, mas apenas a chave cadastrada.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE