UBS Bela Vista reforça atendimento humanizado à comunidade
Unidade passou por obras de modernização e ampliação, com investimento de mais de R$ 929 mil, beneficiando cerca de 11 mil moradores da região.
A Unidade Básica de Saúde (UBS) Bela Vista, em Erechim, passou por um amplo processo de reforma e ampliação, concluído no fim de 2024, que garante mais conforto, estrutura e qualidade no atendimento aos usuários. Com investimento de R$ 929.328,15, a obra contemplou 401,75 metros quadrados de reforma e 170 metros quadrados de ampliação, totalizando mais de 571 metros quadrados revitalizados.
Entre as melhorias, destacam-se a construção de uma nova sala de imunização com área de espera, sanitários totalmente acessíveis para pessoas com deficiência (PCD) e cinco novos consultórios médicos, dois deles com sanitários privativos. Todos os ambientes agora contam com climatização, proporcionando mais bem-estar tanto para profissionais quanto para pacientes.
A reforma incluiu ainda a reconfiguração do layout da recepção e da farmácia, substituição de piso por porcelanato, renovação dos forros, troca da cobertura e calhas, repintura interna e externa, novas portas e janelas, além da modernização da área externa de acesso, estacionamento e instalações elétricas.

A UBS Bela Vista atende cerca de 11 mil moradores, em sua maioria idosos, com três equipes de Estratégia de Saúde da Família (ESF), compostas por três médicos, duas enfermeiras, técnicos de enfermagem e seis agentes comunitários de saúde. A unidade também oferece atendimento com pediatra, ginecologista obstetra, ginecologista clínico, psicólogo, nutricionista e três dentistas, além de realizar visitas domiciliares para quem precisa de acompanhamento mais próximo. São realizados, 72 consultas médicas por dia; 45 atendimentos de consulta de enfermagem por dia; 20 vacinas por dia; acompanhamento de hipertensos e diabéticos 25 por dia; coletas laboratoriais 18 pessoas por dia, fora os agendamentos; Farmácia 120 pessoas por dia retiram medicação; curativos e procedimentos cerca de 15 por dia.

Para a coordenadora da UBS Bela Vista, Taís Bordin, a ampliação fortalece ainda mais o vínculo com a comunidade.“Nosso compromisso é prestar um atendimento humanizado, com empatia e proximidade. Somos servidores da saúde pública e estamos aqui para servir as pessoas, oferecendo cuidado integral e de qualidade”, destacou.

O secretário municipal de Saúde, Vianei Mueller, ressalta que o investimento faz parte do projeto de modernização da rede básica em Erechim.“A saúde começa na atenção básica, que precisa ser acolhedora, resolutiva e acessível. A UBS Bela Vista é um exemplo de como os recursos públicos estão sendo aplicados para melhorar o dia a dia dos usuários e dar melhores condições de trabalho às equipes”, afirmou.
Com a nova estrutura, a UBS Bela Vista reafirma seu papel essencial no cuidado integral e contínuo à população, unindo infraestrutura moderna, equipe multiprofissional e atendimento humanizado.
Fotos: Karine Heller – Comunicação PME