Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Educação

UFFS inicia obras do Canteiro Experimental de Arquitetura

Espaço para o curso de Arquitetura e Urbanismo terá áreas cobertas e descobertas voltadas ao aprendizado e prática do uso de materiais e de técnicas construtivas.

Wagner Lenhardt/Ascom/UFFS- Campus Erechim
por  Wagner Lenhardt/Ascom/UFFS- Campus Erechim
25/02/2022 10:09 – atualizado há 1 ano
Continua depois da publicidadePublicidade

Iniciaram em fevereiro as obras do Canteiro Experimental do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) Campus Erechim. A construção com 1.215,60 m² de área construída e 1.843,30 m² de área externa de intervenção foi dividida em três etapas. Neste momento, na etapa 1, está sendo feita a obra civil: terraplenagem, fundações, estruturas de concreto pré-moldado e drenagem pluvial. A etapa 1 tem prazo de execução de seis meses e o investimento é de R$ 586.645,50.

Foto: Wagner Lenhardt/Divulgação/UFFS

O Canteiro Experimental terá áreas cobertas e descobertas para atividades do curso, relacionadas ao aprendizado e à prática do uso de materiais e de técnicas construtivas. O local contará com sanitários, salas de técnicos, salas para materiais e equipamentos, além de abrigar a Maquetaria. Pretende também ser um espaço que promova o encontro dos alunos e um espaço alternativo para eventos como palestras, exposição de trabalhos, entre outros.

Esta obra tem sido aguardada desde a criação do curso de Arquitetura e Urbanismo. Ao longo desses anos, utilizamos estruturas improvisadas para o desempenho das atividades e, nesse momento, professores, técnicos e alunos comemoram o início das obras – conta o professor Vinícius Linczuk.
Divulgação/UFFS.

Conforme o projeto do curso, o Canteiro Experimental constitui-se como um “diferencial didático-pedagógico, oportunizando aos estudantes a aplicação contínua dos conhecimentos teórico-prático-reflexivos desenvolvidos e a inovação no uso de materiais e técnicas construtivas. (...). Abriga a busca de alternativas para a construção e orienta para os diferentes aspectos de sustentabilidade que envolvem o fazer arquitetura e urbanismo”.

O curso de Arquitetura e Urbanismo conta com três disciplinas específicas (Canteiro Experimental I, II e III) distribuídas na 2ª, 4ª e 7ª fase do curso, que farão uso deste espaço. Há também a disciplina específica para o uso da Maquetaria (Maquete Física e Plástica) e várias outras disciplinas que utilizarão o espaço do Canteiro Experimental como laboratório para colocar em prática os conhecimentos adquiridos nos ateliês e salas de aula, buscando experimentação e inovação – destaca o professor Vinícius.

O Canteiro Experimental permite ao aluno o contato e o manuseio com as ferramentas e equipamentos utilizados em obra, além de oportunizar a interação com a solução proposta nas disciplinas práticas. No Canteiro Experimental, o aluno aprende fazendo, o que o torna mais seguro para o exercício profissional. Permite o aluno perceber com clareza a ligação entre o projeto e a materialização da Arquitetura.

Divulgação/UFFS.

Demais etapas

As outras duas etapas da obra incluem as estruturas metálicas e coberturas (etapa 2); e a complementação com a execução de fechamentos, revestimentos, aberturas, instalações elétricas, hidrossanitárias, telecomunicações e preventivo de incêndio (etapa 3). O início destas etapas dependem de processos licitatórios que devem ser encaminhados na sequência da primeira etapa contratada.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE