Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Educação

UFFS oferta minicurso sobre a Base Nacional Comum Curricular para a Educação Infantil

A formação, gratuita, é direcionada a profissionais que atuam ou desejam atuar na Educação Infantil e ocorre no dia 13 de fevereiro; inscrições já estão abertas.

Ascom UFFS - Campus Erechim
por  Ascom UFFS - Campus Erechim
16/01/2020 13:59 – atualizado há 3 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

A Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Erechim promove, no dia 13 de fevereiro, o minicurso de Extensão “Base Nacional Comum Curricular para a Educação Infantil: reflexões e desafios”. A formação, gratuita, é direcionada a profissionais que atuam ou desejam atuar na Educação Infantil. São ofertadas 200 vagas.

O minicurso será ministrado pela professora Flávia Burdzinski de Souza, do curso de Licenciatura em Pedagogia, em parceria com a professora Silvânia Regina Irgang e a acadêmica Roberta Schmith.

Conforme Flávia, trata-se de uma reedição condensada de uma capacitação já ofertada em 2018. “Estamos elaborando este minicurso para acolher uma demanda de formação que recebemos dos municípios da região da Amau, que esse ano terão que organizar seus currículos escolares conforme os pressupostos da Base Nacional Comum Curricular (BNCC)”, conta a docente.

“A BNCC é o documento federal mais recente que em termos de organização curricular. Ela normatiza o que Estados, municípios e escolas devem priorizar na trajetória formativa de crianças e adolescentes”, diz. Segundo a professora da UFFS, a BNCC para a Educação Infantil chega para movimentar uma ideia de currículo pautada nos interesses infantis, no aprender pela via das experiências, na brincadeira e interação como eixos norteadores dos currículos.

“Nós enquanto Universidade organizamos o minicurso para pensar sobre a primeira etapa da Educação Básica, fomentando reflexões e discussões que respeitem a criança como centro do planejamento educativo, dialogando com aquilo que estudamos e pesquisamos na UFFS, principalmente no curso de Pedagogia”, explica Flávia. “Será um momento de troca e fortalecimento entre todos os profissionais da região do Alto Uruguai que atuam em prol de uma Educação Infantil de qualidade, acolhedora e sensível às crianças e seus modos de viver suas infâncias.”

O minicurso é uma iniciativa da 2ª edição do Programa de Extensão “Seminário Permanente em Educação Infantil”, que tem por objetivo a qualificação de profissionais para a compreensão do contexto político, social e pedagógico da primeira etapa da Educação Básica, a partir dos pressupostos normatizados pelas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil e pela BNCC.

Serviço

O quê: Minicurso “Base Nacional Comum Curricular para a Educação Infantil: reflexões e desafios”

Quando: 13 de fevereiro (quinta-feira)

Onde: Auditório do Bloco B da UFFS - Campus Erechim

Carga horária de certificação: 10 horas

Conteúdo programático

8h40 – Credenciamento

9h – Palestras:

  • BNCC na Educação Infantil: Pra quê? Relações entre a BNCC e as Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação Infantil
  • Direitos de aprendizagem: conviver, participar, brincar, explorar, comunicar e conhecer-se

12h – Intervalo

13h30 -

Palestra: O que são campos de experiência? Como construir uma experiência na Educação Infantil?

Oficina 1: Interagir e brincar na creche

Oficina 2: Interagir e brincar na pré-escola - a brinquedoteca em cena

18h – Encerramento

Inscrições até 3 de fevereiro ou até o preenchimento das vagas, no formulário https://forms.gle/Rgj8V2uKGiFa... informações: seminariopermanenteei@hotmail.com.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE