Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Educação

UFFS oferta vagas no Sisu e no Processo Seletivo Simplificado

Ambos os processos estão com inscrições abertas para ingresso no primeiro semestre letivo de 2024

Assessoria UFFS e Redação AU
por  Assessoria UFFS e Redação AU
23/01/2024 18:03 – atualizado há 1 minuto
Continua depois da publicidadePublicidade

A Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) está ofertando 2.272 vagas no Sistema de Seleção Unificada – Sisu. As oportunidades são para os cursos de graduação dos campi Erechim, Passo Fundo e Cerro Largo, no Rio Grande do Sul; Chapecó (SC); e Realeza e Laranjeiras do Sul (PR).

A seleção por meio do Sisu é baseada nos resultados obtidos pelos candidatos no Enem de 2023. As inscrições ocorrem até quinta-feira (25) em https://sisu.mec.gov.br.

Seletivo Simplificado

A UFFS também abriu inscrições para o Processo Seletivo Simplificado (PSS), que serve como cadastro reserva para as vagas que não forem preenchidas por meio do Sisu. Os interessados devem se inscrever até as 8h30 do dia 5 de fevereiro em www.uffs.edu.br/seletivosimplificado.

A inscrição no PSS não impede a participação do candidato no processo seletivo do Sisu, tampouco nos demais seletivos da UFFS e a participação no PSS não garante sua convocação para registro de matrícula, que será realizada mediante existência de vaga no curso escolhido

A coordenadora acadêmica da UFFS - Campus Erechim, Cherlei Coan, comentou sobre ambos os métodos de ingresso e também destacou as possibilidades de aquisição de conhecimento oferecidas pela instituição, nas áreas de ensino, pesquisa e extensão.


Auxílios e benefícios

A UFFS, possui, atualmente, diferentes tipos de auxílio financeiros para os estudantes dos cursos de graduação (oferecidos àqueles que se enquadram nos requisitos pré-definidos para recebê-los), que são pagos em parcelas mensais ao longo do ano:

1) Auxílios Socioeconômicos: tipo de auxílio mais amplo, voltado aos estudantes dos cursos de graduação de uma forma geral, e que abrange auxílio alimentação, auxílio transporte, auxílio moradia, auxílio estudantil e auxílio creche, de acordo com a situação de cada estudante;

2) Auxílios APPIQ (Auxílio Permanência a Povos Indígenas e/ou Quilombolas): é um auxílio pago exclusivamente para estudantes indígenas e quilombolas;

3) Auxílio Alternância: é um auxílio pago exclusivamente para estudantes do curso Interdisciplinar em Educação do Campo: ciências da natureza que é um curso ofertado em regime de alternância e que, por esse motivo, tem suas especificidades e demandas próprias.

4) Auxílio Pronera: é um auxílio pago exclusivamente para estudantes de cursos de graduação ofertados no âmbito do PRONERA. Atualmente o Campus conta com três turmas: 2 de Agronomia (com aulas no Instituto Educar, em Pontão) e 1 de História (com aulas no Iterra, em Veranópolis).

É importante destacar que o acesso aos auxílios não é universal. Cada auxílio é regido por um edital com os critérios de seleção e de manutenção dos auxílios. 

Informações sobre a assistência estudantil e auxílios financeiros podem ser consultados no site institucional (www.uffs.edu.br > Estudante > Assistência Estudantil).

Mais informações sobre o processo seletivo e o funcionamento da universidade podem ser consultadas em www.uffs.edu.br. Dúvidas podem ser sanadas pelo e-mail ps.uffs@uffs.edu.br.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE