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Educação

UFFS promove formação continuada para professores da rede pública

Projetos desenvolvidos em Ipiranga do Sul e Erebango foram demandados ao curso de Licenciatura em Pedagogia.

Wagner Lenhardt/Ascom/UFFS- Campus Erechim
por  Wagner Lenhardt/Ascom/UFFS- Campus Erechim
11/11/2022 08:36 – atualizado há 1 ano
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A Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) Campus Erechim está promovendo ações de formação continuada para professores da rede pública dos municípios de Erebango e Ipiranga do Sul. As capacitações surgiram de demandas apresentadas ao curso de Licenciatura em Pedagogia.

Participantes da formação continuada durante atividade no Campus Erechim: demanda atendida pela UFFS /Divulgação

Em Ipiranga do Sul, o projeto encerrou no dia 5 de novembro. No total, 10 professoras da Educação Infantil participaram das atividades, iniciadas em maio. Foram seis encontros presenciais e virtuais com diferentes temas: os desafios da Educação Infantil, concepção de infância(s) e de criança, Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para a Educação Infantil, dentre outros. A formação continuada foi demanda pela Escola Municipal de Ensino Fundamental Dom João Becker, por meio da diretora, Lidiane Comin.

- A formação possibilitou a troca de experiências e a reflexão sobre a prática de atuação dos nossos docentes – conta Lidiane. - Entendemos que esses momentos contribuem para a reflexão da prática pedagógica nos diferentes espaços educacionais e para a promoção de experiências que gerem uma aprendizagem significativa. As experiências e os relatos trazidos pelas docentes da UFFS despertam a atenção para outras realidades, que podem desafiar os professores ainda mais ao inovar suas práticas de atuação. Acreditamos que esse trabalho precisa continuar ao longo dos anos, para que os resultados do ensino da escola e da educação do município possam ser melhores a cada ano.

O projeto foi coordenado pelas professoras Adriana Loss e Elise de Moraes, docentes do curso de Pedagogia da UFFS. Para Adriana, o diálogo entre a UFFS e a escola Dom João Becker celebra o compromisso com a qualidade da educação regional.

- Os processos formativos foram organizados de modo a proporcionar trocas de conhecimentos, experiências e saberes pedagógicos. A cada encontro, novas possibilidades foram emergindo para pensar a infância e a criança com seus direitos de aprendizagem. Fica o compromisso da UFFS continuar fazendo parte da vida das escolas, como parceira na promoção de educação crítica, ética, criativa e estética – diz Adriana.

- Além de contribuir com a formação das professoras de Ipiranga do Sul, considero que o projeto também se constitui como um espaço privilegiado de aprendizagem para nós, professoras do curso de Pedagogia da UFFS. Ao longo de nossos encontros, construímos uma relação de respeito aos diferentes saberes, formas de pensar e fazer Educação Infantil – complementa Elise.

Erebango

Já em Erebango, são 19 professoras e estagiárias que participam de um projeto coordenado por Regina Pellenz Irgang e Chaiane Bukowski, da UFFS. A formação continuada foi demandada pela Secretaria Municipal de Educação de Erebango, através da coordenadora pedagógica Adriéli Boschetto.

Quase 20 pessoas de Erebango participaram das atividades/Foto: Elise de Moraes

Assim como no projeto de Ipiranga do Sul, as atividades em Erebango também iniciaram em maio (o encontro final ocorrerá em dezembro). Educação matemática, educação integral, currículo e avaliação, mídias e tecnologias são alguns dos temas abordados na formação promovida pela UFFS.

Conforme Regina, “a formação continuada para professores da infância é uma das dimensões do trabalho formativo da UFFS”.

- A partir dos encontros presenciais na universidade, as professoras, estagiárias e gestoras puderam se aproximar de outros saberes, tempos e espaços que podem fazer parte do trabalho docente. Dialogamos e problematizamos a importância da escuta sensível, da observação constante para um planejamento que considere a criança, respeitando seus tempos e potencializando as experiências de aprendizagem. A formação tornou-se um constante aprender sobre o cotidiano na Educação Infantil – conta a docente da UFFS.

A professora Chaiane aponta que, em cada encontro do projeto, as participantes “foram se desafiando a olhar para seus próprios saberes e práticas, compreendendo que é possível transformar esse cotidiano com e para as crianças na escola de Educação Infantil”.

Assessora pedagógica da Secretaria Municipal de Educação, Adriéli Boschetto ratifica que a ideia foi buscar uma “formação para contribuir com conhecimentos atualizados e dinâmicos”.

- Entramos em contato com a UFFS pois pensamos que é um lugar onde o conhecimento e a pesquisa andam juntos e poderiam contribuir para a nossa formação. Foram momentos de muitas trocas, de discussões, em que nossas professoras puderam aprimorar seus conhecimentos e sua prática, repensando o que já vem sendo feito e o que ainda pode melhorar no cotidiano da nossa Educação Infantil – finaliza Adriéli

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