Educação
UFPel volta a exigir o uso de máscara
Normas foram determinadas considerando estudo do Comitê Covid da instituição
A partir desta quarta-feira, volta a ser obrigatório o uso de máscaras na Universidade Federal de Pelotas (UFPel). A norma inclui todos os espaços internos da instituição, incluindo o transporte de apoio. A orientação é que o equipamento esteja bem ajustado ao rosto, preferencialmente de modelo PFF2 ou cirúrgicas. Em espaços externos, fica recomendada a utilização de máscaras, com atenção a locais de aglomeração.
A norma está na portaria Nº 2.592, assinada pela reitora Isabela Andrade no dia 5 de dezembro. O documento determina, ainda, que a vacinação a ser comprovada na UFPel deverá corresponder ao esquema completo, ou seja, as duas primeiras doses mais duas doses de reforço. A exceção é para servidores e estudantes que ainda não tenham cumprido o prazo de quatro meses entre a terceira e quarta doses.
As normas foram estabelecidas considerando a manifestação do Comitê Covid-UFPel, de 30 de novembro de 2022, e a necessidade da manutenção de um ambiente seguro no âmbito da Universidade. A gestão da universidade salienta que a tolerância deve ser considerada nos primeiros dias, até que toda a comunidade acadêmica esteja ciente das novas orientações.