Educação
UFRGS divulga lista das leituras obrigatórias para o vestibular 2022
Os estudantes que desejam isenção do valor da inscrição tem até sexta-feira para enviarem a solicitação
A Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) divulgou nesta quinta-feira a lista das leituras obrigatórias para o vestibular de 2022. As 12 obras selecionadas são as mesmas utilizadas na edição anterior, que incluiu o álbum "Construção", de Chico Buarque, os livros "Caderno de Memórias Coloniais", de Isabela Figueiredo; "Ponciá Vicêncio", de Conceição Evaristo; "Deixa o quarto como está", de Amílcar Bettega; "Bagagem", de Adélia Prado; "São Bernardo", de Graciliano Ramos; "As meninas", de Lygia Fagundes Telles; "Feliz ano velho", de Marcelo Rubens Paiva; poemas selecionados, de Florbela Espanca; "Papéis avulsos", de Machado de Assis; "Úrsula", de Maria Firmina dos Reis; e "Hamlet", de William Shakespeare.
A instituição federal ainda está organizando o processo com provas presenciais a serem realizadas nos primeiros meses de 2022, sem data definida. No entanto, as condições sanitárias na ocasião ainda serão levadas em conta para a aplicação.
Em dezembro, se as condições forem compatíveis com o formato, será autorizada a aplicação do processo, com abertura do prazo de inscrições e confirmação da modalidade. Os interessados devem acompanhar as atualizações no site da UFRGS e no site da Coperse.
Caso as condições não permitam, será realizada nova edição do Processo Seletivo, com uso de notas anteriores do Concurso Vestibular da UFRGS e do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) dos anos de 2017 a 2021. Os estudantes que desejam isenção do valor da inscrição tem até sexta-feira para enviarem a solicitação clicando aqui.
Confira a lista completa
1 - ISABELA FIGUEIREDO: Caderno de memórias coloniais
2 - CHICO BUARQUE: Construção
3 - CONCEIÇÃO EVARISTO: Ponciá Vicêncio
4 - AMÍLCAR BETTEGA: Deixa o quarto como está
5 - ADÉLIA PRADO: Bagagem
6 - GRACILIANO RAMOS: São Bernardo
7 - LYGIA FAGUNDES TELLES: As meninas
8 - MARCELO RUBENS PAIVA: Feliz ano velho
9 - FLORBELA ESPANCA:
Poemas: 1. Fanatismo; 2. Horas rubras; 3. Eu; 4. Vaidade; 5. Lágrimas ocultas; 6. A minha dor; 7. Suavidade; 8. Se tu viesses ver-me; 9. Ser poeta; 10. Fumo; 11. Frêmito do meu corpo; 12. Realidade; 13. Súplica; 14. Doce certeza; 15. Quem sabe?!...; 16. A mulher I; 17. A mulher II; 18. Amiga; 19. Ódio; 20. Amar!; 21. O maior bem; 22. Neurastenia.
Atenção: O item 13 (o soneto Súplica) está disponível neste link.
10 - MACHADO DE ASSIS: Papéis avulsos
11 - MARIA FIRMINA DOS REIS: Úrsula
12 - WILLIAM SHAKESPEARE: Hamlet