Educação
Ufrgs exigirá apresentação de passaporte vacinal no retorno das atividades presenciais
Aulas presenciais serão retomadas a partir de 17 de janeiro de 2022
A Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) vai exigir a apresentação do passaporte vacinal para todos aqueles que retornarem às atividades presenciais. A recomendação foi divulgada nesta terça-feira pelo Comitê-Covid da Ufrgs.
Conforme a instituição, a medida irá contemplar o Ensino de Graduação e de Pós-Graduação, a Pesquisa e a Extensão no que se refere às atividades práticas e também aquelas que não poderão ocorrer por meio remoto: aulas práticas em laboratórios, atividades de campo, trabalhos de conclusão de curso em todos os níveis que necessitem atividades presenciais, estágios, funções administrativas e técnicas necessárias para garantir estas atividades e funções essenciais.
O documento também reforça que o retorno às atividades presenciais irá ocorrer de forma gradual e escalonada, considerando critérios sanitários, acadêmicos e requisitos administrativos e técnicos, sendo avaliado de forma permanente para que, quando possível, ampliar as atividades a serem desenvolvidas presencialmente.
Além do passaporte vacinal, a Ufrgs também incluiu outras medidas a serem implementadas no plano de diretrizes para o retorno restrito das atividades presenciais. Entre elas estão: uso obrigatório de máscara em todas as dependências da universidade, higienização das mãos, medidas de distanciamento, além de ações de monitoramento e controle da saúde, e orientações para saídas de campo, atividades externas, entre outras. Vale destacar que o retorno gradual das atividades na Ufrgs está previsto para acontecer a partir de 17 de janeiro de 2022.