Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Educação

Universidade de Passo Fundo promove plantio de 400 novas mudas de araucárias em reserva florestal

Iniciativa vai ampliar em quase 7 vezes o número de árvores na área e busca aumentar a produção da espécie e garantir a conservação da fauna silvestre

Taís Dihl
por  Taís Dihl
24/01/2023 08:06 – atualizado há 11 meses
Continua depois da publicidadePublicidade

Símbolo da região Sul do país, a araucária é uma espécie ameaçada de extinção e que é fundamental também para a conservação da fauna silvestre. Com o intuito de amenizar essa realidade, biólogos, professores e acadêmicos da Universidade de Passo Fundo (UPF) se uniram para realizar o plantio de 400 novas mudas na Reserva Particular do Patrimônio Natural da Fundação Universidade de Passo Fundo. A área florestal conta com 32,2 hectares de áreas naturais protegidas e que abriga 60 araucárias.

As primeiras dez mudas já foram plantadas e a expectativa é que o processo esteja concluído ainda no primeiro semestre de 2023. Como a planta enfrenta dificuldades de se regenerar naturalmente dentro das florestas, neste primeiro momento, foi iniciado o processo de enriquecimento florestal, que deve prosseguir no próximo ano com o manejo.

“A araucária depende do homem, porque não consegue competir com as demais plantas que crescem muito rapidamente e a deixam na sombra. Ela necessita da ação externa até que acesse o “teto” da floresta, com pleno sol. A partir daí, a árvore consegue se manter sozinha”, destaca o coordenador do Laboratório de Manejo da Vida Silvestre (Lamvis) da universidade, professor Jaime Martinez. Ele acrescenta que a ideia é criar uma área protegida para a preservação da espécie, com novos exemplares que substituirão as árvores antigas quando morrerem.

Foto: Tainá Binelo

Para a reitora da UPF, Bernadete Maria Dalmolin, a iniciativa está alinhada com um dos pilares do ensino na universidade, que conecta teoria e prática além das salas de aula e laboratórios. “Nossas ações precisam atender aos anseios e necessidades da comunidade na qual estamos inseridos. E nada mais importante do que o cuidado com o meio ambiente, engajando as futuras gerações em soluções que garantam a preservação e a sustentabilidade”, observa. A reitora acrescenta que a instituição é uma das 39 brasileiras certificadas com o UI GreenMetric, um ranking de sustentabilidade desenvolvido anualmente pela Universidade da Indonésia, que reconhece 1.050 universidades do mundo inteiro que fazem esforços para reduzir a geração de gás carbono e ajudar no combate global às mudanças climáticas.

Foto: Tainá Binelo

O projeto é uma parceria entre o Laboratório de Manejo da Vida Silvestre, o Green Office, a Floresta Nacional de Passo Fundo e o Projeto Charão/Associação Amigos do Meio Ambiente (AMA). A ação integra o projeto Sequestrando carbono com árvores nativas estratégicas para a fauna silvestre, desenvolvido pelo Lamvis. O objetivo é buscar árvores gigantes na região de Passo Fundo e cidades vizinhas, que serão selecionadas para se tornarem matrizes. As sementes desses exemplares devem produzir mudas de boa genética a serem utilizadas para manejo, pensando em melhorar condições de vida da fauna silvestre.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE