Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Cidade

Universidade de SC realizará testes de vacina inédita no mundo contra toxoplasmose felina

A toxoplasmose é uma doença que pode gerar graves complicações na saúde animal e humana, principalmente em gestantes e em indivíduos com o sistema imunológico debilitado

Assessoria Gov/RS
por  Assessoria Gov/RS
13/04/2022 09:39 – atualizado há 1 ano
Continua depois da publicidadePublicidade

O Laboratório de Parasitologia e Doenças Parasitárias (Lapar), no Centro de Ciências Agroveterinárias (CAV) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) em Lages, realizará a avaliação de uma vacina inédita contra a toxoplasmose felina, doença para qual ainda não há imunizante.

Os protocolos para o teste de eficácia da vacina foram delineados pelo professor Andreas Lazaros Chryssafidis, do Departamento de Medicina Veterinária, que está conduzindo o estudo junto com sua equipe do Lapar. A pesquisa é patrocinada pela empresa francesa Vaxinano, desenvolvedora do imunizante e vinculada à Universidade de Lille, na França.

A empresa financiou a instalação da unidade experimental e a execução do projeto, incluindo bolsa de iniciação científica para alunos de graduação em Medicina Veterinária da Udesc Lages, um investimento de cerca de R$ 160 mil. Os testes devem começar assim que a primeira remessa de vacinas chegar ao Brasil.

O estudo é pioneiro na Udesc, em todo o país e no mundo. "De acordo com o próprio Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, nunca houve este tipo de parceria no Brasil. É a primeira vez que uma empresa europeia financia uma universidade pública brasileira para realizar o teste de eficácia de uma vacina experimental", afirma Chryssafidis.

Estudos de eficácia

O professor Andreas tem vasta experiência na elaboração e execução de estudos de eficácia e, na Europa, prestava serviço para diferentes companhias da indústria farmacêutica. O desenvolvimento da vacina foi chefiado pelo professor Didier Betbeder, presidente da Vaxinano e cientista com longa carreira em pesquisas com adjuvantes vacinais baseados em nanotecnologia.

No Lapar, os testes para comprovar a eficácia do imunizante devem levar de um a dois anos. "É muito importante a Udesc estar participando desse desenvolvimento", avalia Chryssafidis. "No futuro, poderemos desenvolver muitas coisas juntos. Esse projeto é só uma semente", afirma.

Os estudos terão a participação de todo o grupo de pesquisa do Lapar, incluindo professores, estudantes de graduação, mestrado e doutorado. "A interação entre a iniciativa privada e a universidade pública é fundamental para o desenvolvimento da pesquisa e para que a ciência aconteça", avalia o professor.

Não só o convênio estabelecido entre a Udesc e a empresa francesa é inédito. O imunizante que será testado foi desenvolvido em forma de spray intranasal, mais uma inovação da pesquisa. "O objetivo da vacina é estimular a memória imune celular das mucosas dos felinos para reduzir ou impedir a eliminação de oocistos nas fezes, quebrando a cadeia de transmissão do Toxoplasma gondii", explica Chryssafidis.

Importância epidemiológica

A toxoplasmose é uma doença que pode gerar graves complicações na saúde animal e humana, principalmente em gestantes e em indivíduos com o sistema imunológico debilitado. A doença é causada pelo protozoário Toxoplasma gondii, que pode ser encontrado nas fezes de gatos e outros felinos. "Mas, deve-se enfatizar que os gatos só eliminam o agente uma vez na vida e os oocistos levam pelo menos dois dias no ambiente para se tornar infectante. Então, a limpeza diária da caixa de areia dos gatos, praticamente, elimina o problema dentro de casa", alerta o professor.

Quando os gatos são infectados pelo parasito pela primeira vez na vida, acabam eliminando oocistos nas fezes, que se espalham pelo meio ambiente e podem infectar diferentes espécies animais. Após o período inicial da infecção, o parasito entra em um estado de dormência, alojando-se por todo o corpo dos animais infectados.

"Essa é a parasitose considerada de maior sucesso no mundo porque onde há animais de sangue quente há Toxoplasma gondii”, explica Chryssafidis. O maior risco de transmissão para seres humanos é, justamente, a ingestão de carne contaminada crua ou mal passada, principalmente de animais de caça, pequenos ruminantes e suínos. "Com a quebra dessa cadeia de transmissão, tanto a saúde animal quanto a humana ficarão protegidas", conclui o pesquisador.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE