Educação
Universidade sedia Ciclo de Palestras sobre Citricultura
Programação inicia na quarta-feira, 28, no Salão de Atos da URI e no dia seguinte, 29, a programação será desenvolvida em Aratiba.
Com o objetivo de trazer novas informações e tecnologias aos citricultores, será aberto na quarta-feira, 28, no Salão de Atos da URI, o 24º Ciclo de Palestras sobre Citricultura. No dia seguinte, 29, a programação será desenvolvida em Aratiba.
Na Universidade, as palestras iniciam às 8h onde os conferencistas irão abordar diversos assuntos que envolvem o cultivo de citros, sua importância no cenário do agronegócio regional e estadual, práticas de manejo, novas variedades, bem como as formas de combate às doenças que atingem o setor. Também serão relatados Casos de Sucesso em Citricultura, Irrigação em citros e a experiência de venda direta de suco de laranja integral.
Na quinta-feira, 29, pela manhã, haverá visita técnica ao município de Aratiba, com abordagens de sistematização, implantação e manejo de pomares jovens.
Conforme o engenheiro agrônomo da Emater e assistente técnico regional, Luiz Ângelo Poletto, em 19 municípios da região do Alto Uruguai a citricultura tem importância econômica. “Nossa região já é uma referência estadual na produção de laranja, com 3.100 hectares, além de 380 hectares de bergamota e cerca de 1.200 produtores que trabalham com citricultura. Será um importante momento para alavancar a citricultura no Alto Uruguai”, explica Poletto.
O Ciclo de Palestras, que neste ano será desenvolvido aqui na região, é promovido pela Emater/RS-Ascar, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Secretaria de Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (SEAPI), Prefeitura de Erechim, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento e Segurança Alimentar e URI Erechim (Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões).
O evento conta ainda com patrocínio da Sicredi UniEstados, Cresol Centro-Sul RS/MS, Uniprime, CECAFES (Cooperativa Central de Comercialização da Agricultura Familiar de Economia Solidária), Kesoja, Cooperval, Curso de Agronomia da URI, Tecnovin, Top Formaturas, Viveiro Mondini, Viveiros Weber, Viveiro Naldo, de Rosário do Sul e apoio do SEBRAE. O Ciclo de Palestras sobre Citricultura é gratuito e as inscrições podem ser feitas no local, no dia do evento, na entrada do Salão de Atos da URI.