Campanha do Banco Vermelho.
URI adere à campanha do Agosto Lilás
A Campanha é uma iniciativa que visa combater a violência contra a mulher e o feminicídio, utilizando bancos vermelhos instalados em espaços públicos como um símbolo e um ponto de conscientização.
O “Agosto Lilás” é o mês de conscientização sobre a violência contra a mulher. A URI, em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (COMDIM Erechim), alia-se a esta ação de extrema relevância social, com a Campanha do Banco Vermelho.
A Campanha é uma iniciativa que visa combater a violência contra a mulher e o feminicídio, utilizando bancos vermelhos instalados em espaços públicos como um símbolo e um ponto de conscientização. A iniciativa surgiu na Itália, em 2016, e foi adaptada para o Brasil em 2023, ganhando força com a instalação de bancos em diversas cidades.

Além disso, tem como finalidade, ainda, oferecer um espaço de memória às vítimas de feminicídio. Os bancos vermelhos servem como um ponto de partida para discussões e debates sobre o tema, além de divulgarem informações sobre como denunciar e buscar ajuda.
A instalação dos bancos vermelhos em locais públicos quer chamar a atenção para essa realidade e são acompanhados de informações sobre a Lei Maria da Penha e canais de denúncia. A campanha também promove capacitações e premia projetos relacionados à conscientização e enfrentamento da violência. Na URI, o banco vermelho está localizado em frente à Universidade, justamente para chamar a atenção de todos os que passam pelo local. Um QR Code permite com que as pessoas possam acessar informações a respeito da iniciativa, que teve lei aprovada pelo Senado que inclui a campanha nas ações de combate à violência contra a mulher. A iniciativa foi da deputada federal Maria Arraes (Solidariedade-PE).
As pessoas que desejam buscar ajuda em casos de violência podem discar 180, para denunciar violência contra a mulher, ou diretamente para a Polícia Militar, pelo número 190.